Grátis
Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do Ensino Secundário, como sugestão de leitura.
Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele - nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua - uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor. O Perfume, publicado em 1985, de um autor então quase desconhecido, foi considerado um dos mais importantes romances da década e nunca mais deixou de ser reeditado desde então, totalizando os 4 milhões de exemplares vendi dos, só na Alemanha, e 15 milhões em países estrangeiros. Foi traduzido em 42 línguas. Este fenómeno transformou-o num dos mais importantes livros de culto de sempre. Em 2006, O Perfume passa a ser uma longa-metragem inspirada no romance de Patrick Süskind.
Comentários
-
Um ingénuo Assassino
Quando li esta obra magnífica fiquei maravilhada com a mestria da criação, um assassino dócil que nasce marcado e traçado logo à nascença. Desde o início, o nascimento nauseabundo no mercado, ao final a sua morte com um cheiro peculiar e próprio criado por si. Arrepia a criação valoriza o mérito. Retrata tão bem a época uma França do século XVIII, que visualizamos através dos sentidos, do olfato, do cheiro. Uma sociedade com as suas variadas estirpes e banalidades.
-
O livro da minha vida!
Este livro foi-me oferecido pelo meu tio quando eu tinha 15 anos. Comecei a ler... não consegui! Peguei nele novamente pelos meus 19/20 anos... não consegui acabar! Pelos meus 22/23 anos olhei para ele e tive a certeza que estaria a perder um grande livro. Comecei a ler e nunca mais parei... Hoje, é um dos livros da minha vida! Uma história negra, mas extremamente comovente... Chegamos a sentir uma certa empatia com o protagonista, um ser capaz dos crimes mais hediondos ao longo da história. Está, de tal forma, bem escrito que chegamos a sentir os cheiros. Já o voltei a ler e tenho a certeza que o farei mais vezes!
-
2Cheiros que marcam"
Este livro tem a particularidade de se focar constantemente num dos cinco sentidos do ser humano – o olfato. É uma obra fabulosa, que a meu ver consegue fazer o leitor realmente sentir os cheiros que são descritos ao longo da história. Além disso, apresenta-nos uma personagem principal bizarra e macabra, que traz ao romance uma enorme intensidade, com acontecimentos que o leitor certamente não espera.
-
O livro que mais me marcou
Uma história absolutamente incrível que nos consegue envolver e agarrar pelas intensas descrições, principalmente dos vários odores e cheiros que nos acompanham ao longo do livro. Faz-nos compreender o comportamento da sociedade e de todos os que nos rodeiam. Faz-nos perceber, também, o lado de Grenouille (desprezado por todos) que se comprometeu a criar um perfume único, através dos seus assassinatos, para chamar a atenção e ser então reconhecido pela sociedade.
-
A minha iniciação no mundo dos livros
Não só por me ter aberto a alma para o mundo da leitura, mas também por me ter despertado um sentimento de compaixão pelo protagonista, O Perfume, através do seu enredo elaborado, das personagens complexas e do seu ambiente marcado pelas trevas, é uma daquelas obras que sabemos que, inevitavelmente, voltaremos a ler. O Perfume é tão mais que uma história sobre um assassino em busca da sua próxima vítima. É, verdadeiramente, um livro para aqueles que pretendem mergulhar no abismo que é a alma humana.
- ver menos comentários ver mais comentários
Passado em Paris do século XVIII, acompanhamos a vida de Jean-Baptiste Grenouille desde o nascimento até à vida adulta. Numa busca incessante pela essência perfeita obtida através do odor humano, Jean-Baptiste não olha meios para alcançar uma perfeição inatingível. Com descrições bastante detalhadas, é como se estivéssemos com o protagonista a viver o exato momento.
Um livro que nos transporta para Paris, junto do personagem, para perceber a história de vida dele e como ele começou a fazer perfumes com o odor humano.
Um livro que toda a gente deveria ler e até mesmo oferecer.
O final surpreendeu-me, não estava à espera que acontecesse desta forma. Os crimes e a hipocrisia da Paris daquela altura ressaltam à vista num final que não vi de todo a chegar.
Esta é a história de um assassino que tem como obsessão a descoberta da essência perfeita através do odor humano. Uma história incrível com descrições bastante pormenorizadas que faz com que nós, leitores, sejamos transportados para dentro da própria história e onde em certo momento chegamos mesmo a ter compaixão pelo próprio assassino. Um livro intemporal que toda a gente deveria ler e reler!
O livro baseia-se, inicialmente, a cidade de Paris do século XVIII. Jean Baptiste Grenouille é um jovem que nasceu atrás de uma banca de peixe, possuidor de duas características muito peculiares, nomeadamente um olfato extremamente apurado que lhe permite saber todos os constituintes de um perfume ou distinguir algo ou alguém a quilómetros de distância. Orienta-se apenas pelos cheiros, sem precisar de qualquer tipo de luz. Além disso, ele próprio não possui qualquer cheiro ou odor, o que lhe permite facilmente passar despercebido entre pessoas e animais.
Uma história intemporal adequada a todas as idades! Uma mensagem subliminar muito forte por trás destas páginas convidando todos a conhecer este assassino e as suas motivações. No início comove o leitor levando a que o mesmo fique preso a um final feliz, no entanto, à medida que nos prendemos à leitura, a história começa a revelar-se negra, e uma obsessão doentia, por alcançar uma perfeição inalcançável: o odor humano. Os odores de sentimentos e atos nunca alcançáveis, levando ao ato extremo. Recomendo a leitura!
Todas as pessoas que conheço dizem o mesmo: "Quando o lês reparas mais nos cheiros que te rodeiam." É uma história que, a dado momento, parece ser o escalar para um final feliz e de sucesso. No entanto, começa a perder as suas "cores" e torna-se uma história obscura, de uma obsessão doentia, por alcançar uma perfeição inalcançável: o odor humano. Os odores de sentimentos e atos nunca alcançáveis, levando ao ato extremo. Leitura excecional!
Uma história intemporal onde o próprio desejo por um odor específico leva o ser humano ao extremo. Uma mensagem subliminar muito forte por trás destas páginas convidando todos a conhecer este assassino e as suas motivações.