A casa dos espíritos
de Isabel Allende
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Nesta sua surpreendente obra de estreia, Isabel Allende constrói um universo repleto de espíritos, de personagens multifacetadas e humanas, entre elas Esteban Trueba, o patriarca, que vive obcecado pela terra e pela paixão absoluta pela esposa, que ele sente sempre para lá do seu alcance.
Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.
As paixões da família Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar.
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Comentários
-
A casa dos espíritos
É um romance transcendental. Apresenta as mudanças sociais e as diversas consequências na população. É uma narrativa vertiginosa e cheia de emoções.
-
realismo fantástico
Um bom exemplo do realismo mágico que se encontra na literatura sul americana. Nesta saga familiar, que atravessa mais de 50 anos da história do Chile e 3 gerações de uma família, Isabel Allende combina de forma magistral magia/fantasia com a realidade.
O romance de estreia da autora é surpreendente a vários níveis. Destaque para a densidade das personagens e o pormenor com que as situações são construídas, fazendo-nos sentir parte integrante da narrativa. É das melhores contadoras de histórias que já li!
Trata-se de um romance em que a autora apresenta e retrata as mudanças sociais e as diversas consequências na população.
O romance de estreia de Isabel Allende que a consagrou como uma das maiores escritoras da América Latina foi o primeiro que li da autora e que marcou a minha estreia na "leitura de adultos". Entrelaçando a história de três gerações da família Trueba com a história do Chile, este é um livro fabuloso para ler e reler. Não vale a pena dizer muito. Tem mesmo de descobrir esta história única.