Transparência

Como os Líderes podem criar uma Cultura de Sinceridade

de Daniel Goleman, James O'Toole e Warren Bennis 

Bertrand.pt - Transparência
Editor: Gradiva
Edição: março de 2009
Portes
Grátis
10%
5,00€
Poupe 0,50€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Num mundo de competição global e numa época em que a reputação de uma organização ou de um líder pode ser arruinada com um simples clique, a transparência torna-se muitas vezes uma questão de sobrevivência. Mas quando os accionistas das diferentes empresas clamam por transparência, o que é que estão realmente a pedir? Qual é a promessa da transparência? Quais são os seus verdadeiros riscos? E porque é que é essencial que os líderes a compreendam? Neste livro, explica-se o que significa ser um líder transparente, criar uma organização transparente e viver numa cultura mundial cada vez mais transparente.

Em três ensaios interligados, os autores examinam a transparência a partir de três pontos de vista privilegiados - dentro das organizações e entre elas, em termos de responsabilidade pessoal e, finalmente, no contexto da nova realidade digital - enfatizando o modo como estes se relacionam com os líderes e a liderança. O primeiro ensaio aborda um dilema urgente para todos os líderes contemporâneos: como criar uma cultura de sinceridade. O segundo ensaio - com o título provocador «Falar Verdade ao Poder» - discute um pré-requisito de transparência e responsabilidade que muitas vezes não cumprimos. O último ensaio analisa a maneira como a tecnologia digital está a tornar o mundo inteiro mais transparente.

Combinando teoria e experiência, este livro oferece tanto uma visão ampla da transparência como preciosos conselhos práticos. A aplicação das ideias apresentadas em cada capítulo melhorará o desempenho de todos - líderes e não-líderes.

Críticas
«Depois de termos visto tantos presidentes americanos descarrilar por causa de uma cultura de secretismo – Richard Nixon e George W. Bush são apenas os mais recentes – poderíamos imaginar que ‘transparência’ ir-se-ia tornar a palavra de ordem dos líderes mundiais. Infelizmente, não foi assim, como atestam os casos Enron e subprimes. Nestas páginas, com argumentos que são imensamente convincentes, Warren Bennis, Daniel Goleman e James O’Toole incitam todos os líderes a fomentar ‘uma cultura de sinceridade’. Por favor, ofereçam este livro a todos aqueles que se dirijam a um gabinete principal, especialmente se for oval.»
David Gergen, antigo conselheiro da Casa Branca

«Transparência descreve vividamente o poderoso imperativo a favor de uma comunicação aberta e franca num mundo sem fronteiras transformado pela tecnologia da informação e o seu impacto nas empresas e na política. Apresentando muitos exemplos práticos, os autores realçam a importância dos valores de liderança, integridade, sinceridade, coragem e responsabilidade, considerando-os fundamentais para um sucesso sustentável num ambiente cada vez mais complexo.»
Daniel Vasella, médico, presidente e director-geral da Novartis AG, Basileia, Suíça

«Neste novo livro imperdível, Warren Bennis, Daniel Goleman e Jim O’Toole juntaram-se para tratar a questão vital do nosso tempo: até que ponto as organizações têm coragem para serem abertas, francas e, acima de tudo, transparentes. Os autores apontam as razões pelas quais a transparência é essencial para o sucesso da empresa a longo prazo. De leitura obrigatória para quem pretender construir uma organização autêntica.»
Bill George, ex-director-geral da Medtronic, professor da Harvard Business School

Da mesma coleção

Felicidade
7,50€
Gradiva
O Colapso de um Bilião de Dólares
Transparência
Como os Líderes podem criar uma Cultura de Sinceridade
ISBN:
9789896162856
Ano de edição:
03-2009
Editor:
Gradiva
Idioma:
Português
Dimensões:
154 x 230 x 9 mm
Páginas:
136
Tipo de Produto:
Livro

Quem comprou também comprou

A Crise do Euro
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
5,00€
UCP Editora
Nunca Almoce Sozinho
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
25,30€
Actual Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.