Os Anagramas de Varsóvia
de Richard Zimler
Grátis
Sobre o livro
Polónia, ano de 1940. Os nazis isolam milhares de judeus num pequeno gueto em Varsóvia. Erik Cohen, um velho psiquiatra judeu, vê-se obrigado a partilhar um pequeno apartamento com a sobrinha e o adorado sobrinho-neto de nove anos, Adam.
Certo dia, porém, Adam desaparece e o seu corpo, estranhamente mutilado, só é encontrado na manhã seguinte, no arame farpado sobre o muro que rodeia o gueto. Quando um segundo cadáver aparece em circunstâncias muito similares - desta vez o de uma rapariga judia -, Erik e o seu velho amigo Izzy tentam obter respostas, lançando-se numa investigação tão sinistra quanto perigosa.
O mistério adensa-se e as dúvidas também. Serão os próprios nazis responsáveis por aquelas mortes ou estará um traidor judeu envolvido nos crimes?
Neste thriller histórico, comovente e arrepiante, Richard Zimler conduz o leitor aos recantos mais sombrios de Varsóvia, num périplo pela própria alma humana.
Helena Vasconcelos, Público
Sol
José Riço Direitinho, Ler
Ana Cristina Leonardo, Expresso
The Independent
San Francisco Chronicle
Comentários
-
O melhor do tema!
Li um comentário que dizia que este era o melhor livro sobre o tema. Obviamente não podia deixa-lo de ler. E ainda bem que o fiz! A forma com está escrita, a historia em si que nos agarra e nos fere, o suspense viciante, a reflexão sobre a alma humana, entre outros. Aconselho vivamente!
Este livro relembra-nos a época do Holocausto de uma forma diferente, uma vez que se trata de um thriller histórico. Em suma posso dizer que gostei apesar de não ter amado.
Recomendo este livro a todos aqueles que se interessam pela temática do Holocausto. É um livro diferente dos que já li sobre este período histórico, pois retrata todos os aspetos relativos ao Holocausto (a fome, a miséria, a violência), mas do ponto de vista de uma personagem que pretende descobrir quem assassinou o seu sobrinho. É uma leitura compulsiva, que nos mantém sempre na expectativa de que Erik consiga resolver esse grande mistério.
Brilhante como sempre Richard Zimler cria um enredo cheio de mistério e suspense onde é possível constatar a vivência nos guetos de Varsóvia no ano de 1940. Impossível de pousar é um livro que deixa uma sensação de imortalidade ao sofrimento do povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial em uma vertente que mistura a experiência do gueto com a experiência dos campos de concentração.