O Último Cabalista de Lisboa
de Richard Zimler
Grátis
Sobre o livro
Em abril de 1506, durante as celebrações da Páscoa, cerca de dois mil cristãos-novos foram mortos num pogrom em Lisboa e os seus corpos queimados no Rossio. Reinava então D. Manuel, o Venturoso, e os frades incitavam o povo à matança, acusando os cristãos-novos de serem a causa da fome e da peste que flagelavam a cidade.
Berequias, sobrinho e discípulo de Abraão Zarco - iluminador e membro respeitado da célebre escola cabalística de Lisboa -, vai encontrar o tio e uma jovem desconhecida mortos na cave que servia de templo secreto desde que a sinagoga fora encerrada pelos cristãos-velhos. Um valioso manuscrito iluminado também desapareceu do seu esconderijo. Estarão os dois incidentes relacionados? Terá sido um cristão ou um judeu, como os indícios fazem crer, a assassinar o tio? Quem será a rapariga morta?
Publicado originalmente em Portugal, O Último Cabalista de Lisboa é um extraordinário romance histórico, que catapultou o seu autor para um sucesso internacional, tendo sido publicado em toda a Europa, nos Estados Unidos e Brasil, onde depressa se tornou um bestseller.
The Independent
Público
The Literary Review
Helena Vasconcelos
The Jerusalem Post
Comentários
-
O último Cabalista de Lisboa
A descrição neste livro é tão poderosa que eu consigo ´´cheirar´´ a Lisboa dessa época.
-
Para sempre, um dos livros preferidos de quem o lê.
Para sempre, um dos livros preferidos de quem o lê.
-
Péssimo
Dos piores livros que li nos últimos anos. Autor na moda mas sem mérito nenhum. Só gostei do bom português e vocabulário usado mas depois descobri que o autor escreve em inglês, pelo que só se salva o tradutor. Não recomendo.
-
Magnifico
Estou a ler o " último cabalista de Lisboa" um livro magnífico, descreve com realismo, veracidade a história de um massacre em massa de gente que tinha uma só crença ser Judeu. A história da família do Abrãao e só seu sobrinho Berequias, que foram dizimados pela ideia falsa do ser Judeu e da Peste Negra. Mais uma obra fabulosa de um autor maravilhoso, que retrata temas que são um marco na história do Mundo.
- ver menos comentários ver mais comentários
Livro fantástico que nos transporta para a Lisboa de 1506, em plena época Pascal, onde ocorreu o massacre de mais de cerca de 2000 cristãos-novos, acusados como culpados pelo flagelo da peste, por parte da inquisição. A terrível perseguição de que os judeus foram alvo é descrita de uma forma que quase nos sentimos a vivenciar o momento. A forma como o autor conta a história deixa-nos sem fôlego, e permite-nos compreender uma das páginas mais negras da nossa história.
Um romance histórico incrível com personagens inesquecíveis.