O Pão em Portugal
de Paulo Chagas e Mouette Barboff; Fotografia: Nicolas Lemonnier e Vasco Emídio
Sobre o livro
O pão é-nos tão familiar e integra de tal forma o nosso quotidiano que por vezes esquecemos que está na base da nossa civilização. Pelo facto de ser um alimento básico, o pão desempenhou sempre um papel determinante, com implicações no plano agrícola, social, económico, político e religioso. Falar do pão é outra forma de interpretar a História. Cada país tem a sua história, cada terra tem o seu pão!
Os pães tradicionais, quer de trigo, quer de centeio ou de milho, fazem parte do nosso património gastronómico e cultural. Partindo desta convicção, este livro tem como objectivo redescobrir os pães mais representativos e prestigiados de Portugal, apresentando a sua história e descrevendo as suas particularidades e modos de fabrico. Aqui encontramos os incontornáveis Pão Alentejano, a Broa de Avintes, a Regueifa ou o Pão de Mafra, produzidos por padeiros experientes em ambiente regional e autêntico. Esta obra fundamental faz ainda uma incursão na chamada cozinha do pão, as receitas tradicionais que têm o pão como produto base: as Açordas, as Migas, os Ensopados…
Com texto de Mouette Barboff, reputada especialista internacional, que contou com o apoio técnico de Paulo Chagas, e fotografia do atelier de Nicolas Lemonnier, este livro amplamente ilustrado constitui um levantamento inédito do Pão em Portugal, um belíssimo livro que cheira a pão acabado de cozer!