O Luto de Elias Gro
de João Tordo
Grátis
Sobre o livro
Numa pequena ilha perdida no Atlântico, um homem procura a solidão e o esquecimento, mas acaba por encontrar muito mais.
A ilha alberga criaturas singulares: um padre sonhador, de nome Elias Gro; uma menina de onze anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior do que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar.
O narrador, lacerado pelo passado, luta com os seus demónios no local que escolheu para se isolar: um farol abandonado, à mercê dos caprichos da natureza - e dos outros habitantes da ilha. Com o vagar com que mudam as estações, o homem vai, passo a passo, emergindo do seu esconderijo, fazendo o seu luto, e descobrindo, numa travessia de alegria e dor, a medida certa do amor.
O luto de Elias Gro é o romance mais atmosférico e intimista de João Tordo, um mergulho na alma humana, no que ela tem de mais obscuro e luminoso.
Francisco José Viegas, Correio da Manhã
Depois de ouvir tanta gente a falar do João Tordo, decidi começar por este livro. E ufff, que livro!! O protagonista foge para uma ilha em busca da solidão e da introspecção. É aí que conhece Elias Gro e a sua filha, Cecília, assim como vários outros personagens que vão dar um novo sentido à sua vida solitária. Com o passar dos dias, o protagonista recorda a sua vida passada e o que sofreu, ao mesmo tempo que estabelece ligações com os habitantes da ilha.