O Grande Bazar Ferroviário
de Paul Theroux
Grátis
Sobre o livro
O Grande Bazar Ferroviário é o relato emocionante que Paul Theroux faz da sua épica e invejável viagem de comboio entre a Europa e a Ásia. Repleta de evocativos nomes de comboios lendários - o Expresso do Oriente, o Correio de Khaibar para o Entroncamento de Lahore, o Correio de Deli proveniente de Jaipur, ou o Expresso Transiberiano, entre outros -, descreve lugares, culturas e paisagens (florestas e estepes, subúrbios e desertos) que atravessou e as pessoas fascinantes que conheceu e que o acompanharam ao longo de milhares de quilómetros.
De farrapos de tagarelice a monólogos solitários, passando por conversas com passageiros de ocasião, este é um maravilhoso resumo das românticas e inesperadas alegrias das viagens de comboio - e do sabor da liberdade.
Comentários
-
Tradução
Infelizmente torna-se difícil encontrar bons tradutores. Logo nas primeiras páginas o tradutor escreve " tomar o metro, tomar o comboio". Ora o comboio apanha-se, não se toma.
Com partida em Londres, numa tarde de Outono, passando pela Itália, Istambul, na Turquia, Irão, Afeganistão até chegar à Índia; e dali continuar a desbravar o continente asiático, nos belos vagões do expresso oriente. A Ásia que Paul visitou há 30 anos, já não existe mais, no entanto, a clareza e detalhe com que relatou a sua viagem permite-nos guardar na nossa imaginação países, paisagens, culturas e povos para sempre.