O Evangelho segundo Lázaro
de Richard Zimler
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2016
No Novo Testamento, ficamos a saber que Jesus ressuscitou um amigo próximo de nome Lázaro. Contudo, em parte alguma do Evangelho segundo São João - que contém este episódio -, se menciona como é que ele realizou o milagre ou se teria algum motivo especial para o fazer. Em O Evangelho segundo Lázaro, Richard Zimler preenche estas e outras lacunas, narrando a história da perspetiva de Lázaro, descrevendo como ele e Jesus se conheceram em crianças, a transcendência da ligação que os une e o momento em que Lázaro acordou no túmulo, desorientado e sem qualquer memória de uma vida após a morte.
Porém, só trinta anos depois da crucificação do seu velho amigo, Lázaro começa a entender a extensão do papel que sempre ocupou na vida de Jesus e talvez ainda venha a ocupar. É que a derradeira prenda de Jesus a Lázaro - deixada num dos locais malditos de Jerusalém - parece conter a chave que ajudará Lázaro a concretizar os desígnios de uma Terra Prometida. Deverá ele arriscar tudo e levar a cabo os perigosos planos de Jesus?
Com a voz única a que Richard Zimler nos habituou, este romance apaixonante e amplamente documentado, situado no contexto das práticas e tradições judaicas da era antes de Cristo, irá certamente perturbar alguns leitores e tocar profundamente outros.
Laurentino Gomes
Valter Hugo Mãe
Miguel Real, Jornal de Letras
Público
Expresso
Edite Estrela
Público (5 *****)
The Independent
Público
The Literary Review
Helena Vasconcelos
The Jerusalem Post
Eu tive uma infância totalmente evangelizada, pelo que acabei por me sentir atraído por este livro quando o vi. Como personagens centrais temos Eliezer (Lázaro) e Yeshua (Jesus). O narrador é o próprio Lázaro, que vai expondo o seu testemunho a um dos seus netos. Mas vai narrando a história na sua perspetiva dos acontecimentos. O que me deixou totalmente preso às páginas desta obra foi a grandeza da contextualização histórica, magistralmente conseguida. Houve momentos em que fui totalmente transportado para Betânia, em Jerusalém… Mas também fiquei fascinado com a descrição da união entre dois seres humanos, não só física como também metafísica e espiritual. Este livro tocou-me profundamente, porque foi mais uma leitura que me fez pensar sobre a não existência de limites para os “crimes” que os homens cometem!!!
É um romance que explora a amizade entre Jesus e Lázaro de acordo com a perspetiva deste último. Apesar da contextualização histórica presente no livro, o autor consegue criar uma história que vai muito além da religião: a construção maravilhosa de uma verdadeira amizade.
Não terá sido por acaso que a crítica literária Helena Vasconcelos se referiu a “O Evangelho Segundo Lázaro” como o romance mais completo e magistral de Richard Zimler. Versado nas temáticas religiosas, eterno apaixonado dos mistérios da Cabala, o Autor serve-se de uma personagem bíblica reforçando-lhe o carácter enigmático. Lázaro não sai desvelado deste romance, pelo menos no que exista nele de profundamente simbólico: o eterno conflito entre a Vida e a Morte. Ao contrário, a humanização exercida sobre esta figura, agora colocada num plano histórico, torna-a ainda mais fascinante.
Richard Zimmler neste livro narra a história de Lázaro (uma figura da bíblia) na perspectiva do mesmo. Usando o contexto das práticas e tradições judaicas da era antes de Cristo, Zimmler surpreende-nos, mais uma vez, com a sua forma única de prender o leitor.