O Evangelho segundo Jesus Cristo
de José Saramago
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
«O Evangelho segundo Jesus Cristo, dizia, é o romance que gerou mais polémica e é a causa de ter mudado a minha residência de Lisboa para Lanzarote, em Espanha. É um livro que não projetei, porque jamais me havia passado pela cabeça escrever uma vida de Jesus, havendo tantas e sendo tão diferentes as interpretações que dessa vida se fizeram, destrutivas por vezes, ou, pelo contrário, obedecendo às imposições restritivas do dogma e da tradição. Enfim, sobre o filho de José e Maria disse-se de tudo, logo não seria necessário um livro mais, e ainda menos o que viria a escrever um ateu como eu. Simplesmente, o homem põe e a circunstância dispõe e aqui está o que me impeliu a uma tarefa cuja complexidade ainda hoje me assusta.»
José Saramago, in A Estátua e a Pedra
Caligrafia da capa por SEBASTIÃO SALGADO
Comentários
-
Uma Bíblia diferente...
Um olhar mais ficcional da vida de Jesus Cristo e de vários acontecimentos do Novo Testamento, contado sobre o ponto de vista do mesmo. Não tem hoje certamente o mesmo peso e impacto que teve no seu lançamento. É sem dúvida uma obra de Saramago, com o seu estilo e narrativa próprio, porém não senti o mesmo gosto e magia face a outras obras do autor.
-
O Evangelho segundo Jesus Cristo, segundo a genialidade de Saramago
As minhas expectativas para este livro eram muito altas e, ainda assim, conseguiu superá-las. O Evangelho Segundo Cristo é a obra prima de Portugal.
-
"O meu primeiro Saramago"
Foi com este livro que me apaixonei pelo estilo literário de Saramago. Nesta obra, conta-nos a vida de Jesus da perspetiva do próprio, acrescentando obviamente inúmeros momentos de ironia e sarcasmo tão bem inseridos na sua escrita. Obviamente que se trata de um romance polémico tendo em conta que se trata de um ateu a escrever sobre Jesus, porém considero que esse fator ainda traz mais curiosidade e interesse ao livro.
- ver menos comentários ver mais comentários
Esta leitura nos leva a questionar nossas próprias percepções sobre a figura de Jesus e nos convida a contemplar sua humanidade, suas dúvidas e seus dilemas, oferecendo uma nova perspectiva sobre o significado de sua missão e seu legado para a humanidade.
Uma obra maravilhosa de um dos mais conceituados autores portugueses, que nos deixa refletir e nos faz ter um momento de introspecção. Uma perspectiva diferente da figura de Jesus Cristo e da sua relação com Deus, e na verdade, uma perspectiva diferente da Bíblia no geral. Saramago trouxe-nos um olhar desafiante sobre muitas questões e transforma a história contada na bíblia numa outra história, humanizada. Este foi o livro que me fez começar a ler as obras deste autor, e na minha opinião é um bom livro para começar a gostar dos livros de Saramago. Recomendo vivamente.
Nesta obra, Saramago confere à figura histórica de Jesus Cristo um lado humano que sofre e que ama como qualquer um de nós. Ora oscilando entre excertos de textos bem conhecidos da Bíblia e retratando um quotidiano ficcionado de Jesus, rapidamente o leitor como que assiste ao dia-a-dia e àqueles que foram os últimos dias do Filho de Deus na Terra. Não pretende ser um tratado religioso, mas antes um hino ao Amor e à Vida.