Modelos e Práticas em Literacia
de Maria da Graça Sardinha e Fernando Azevedo
Sobre o livro
Com o desenvolvimento económico, as sociedades
tornaram-se estruturas altamente complexificadas
que requerem, cada vez mais, profissionais
com um know how alargado, criativo
e com capacidade de elevados níveis de
desempenho.
Não conhecemos uma fórmula única ou uma
fórmula mágica capaz de conduzir à obtenção
de bons resultados no âmbito da literacia. O
próprio conceito em si é, como a investigação
teórica já demonstrou, social e culturalmente
dependente dos respectivos contextos de
observação. Todavia, sabemos que existem
alguns princípios que, conjugados com a
investigação teórica e aplicada, e com o saber-fazer dos profissionais que
estão no terreno, podem originar a diferença e permitir afirmar, com
satisfação e segurança, que os níveis de literacia foram atingidos.
É desses princípios de actuação e de alguns exemplos de boas práticas
colhidos no terreno que trata esta obra.
Modelos e Práticas em Literacia, produzida com a colaboração de um leque
de especialistas directamente envolvidos nos processos de formação e de
supervisão científica e pedagógica (PNEP, FCM e Ensino Superior), percorre
alguns dos lugares e dos gestos para a consecução do sucesso em literacia,
abordando, com detalhe, aspectos como a literacia emergente, a literacia
crítica, a literacia visual, a literacia em leitura e em escrita, a literacia digital,
a literacia científica, a literacia literária e a literacia matemática (ou
numeracia).