Léxico Familiar
de Natalia Ginzburg
Sobre o livro
Léxico Familiar é o principal livro de Natalia Ginzburg e um clássico da literatura italiana contemporânea. A narrativa acompanha a vida dos Levi, que viveram em Turim entre 1930 e 1950, período em que se assiste à ascensão do fascismo, à Segunda Guerra Mundial e aos acontecimentos que se lhe seguiram.
Natalia, uma das filhas do professor Levi, foi testemunha dos momentos íntimos da família e dessa conversa entre pais e irmãos que se converteu num idioma secreto. Nesta narrativa de pendor autobiográfico, os acontecimentos quotidianos misturam-se com reflexões que mantêm toda a atualidade.
O livro venceu em 1963 o Prémio Strega.
Num registo assumidamente autobiográfico, ficamos a conhecer a família da autora numa altura em que o fascismo começava a ganhar forma em Itália. Conduzindo a história a um ritmo interessante, Natalia Ginzburg consegue juntar o lado familiar ao político e dar-nos uma verdadeira lição de história de Itália sem descurar os seus sentimentos e opiniões sobre como o seu crescimento foi afectado pelas opiniões e decisões do seu pai. Um livro a ler para quem quer descobrir uma autora (infelizmente) pouco conhecida entre nós.