Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Vencedor Prémio Livro do Ano Bertrand 2016
Deixando o marido em Florença, Elena volta a Nápoles para viver com Nino Sarratore, esperando que este se separe da mulher. É agora uma escritora reconhecida e procura escapar ao ambiente conflituoso do bairro onde cresceu e a sua família continua a viver. Evita encontrar Lila. Mas as duas amigas de infância não conseguem manter-se distantes e acabam mesmo por engravidar ao mesmo tempo, o que lhes permite reencontrar, por algum tempo, a passada cumplicidade.
Comentários
-
O excelente
O tão esperado volume final é um dos mais brilhantes de toda a história. Encerra-se a viagem por Itália, encerra-se a tetralogia mas na verdade nada acaba pois o fascínio pelas duas personagens que tanto acompanharam o leitor mantém-se. Neste livro é contada a vida adulta das duas amigas e somos levados de volta ao ponto de partida, remetendo para uma altura em que as duas mulheres já são senhoras de meia-idade. Esta é sem dúvida alguma uma obra fantástica que fecha o ciclo, faz da despedida dos livros de Ferrante um momento de leitura inesquecível e para mais tarde reler.
-
Romance Magnífico
Ao longo de mais de mil páginas, de leitura por vezes dolorosa e sempre viciante, Elena Ferrante desconstrói a imagem romanceada da amizade perfeita, da maternidade perfeita, do amor e das relações cor-de-rosa, das teias do almejado sucesso e da riqueza. É o mundo real, em toda a sua imperfeição, como a própria vida, que nos mostra. É um romance magnífico!
-
Genial
Fantástico desfecho da história de vida e amizade entre Elena e Lila, que nos transporta para um universo de emoções. Um livro envolvente e carregado de sentimento, fazendo-nos refletir sobre a importância dos relacionamentos.
-
Amizade
Elena Ferrante, um nome até então pouco conhecido em Portugal chega timidamente à Livraria Bertrand onde trabalho, mas despertou a minha atenção desde o primeiro minuto. Numa escrita capaz de traduzir sentimentos em palavras, "História Da Menina Perdida" é o culminar de uma narrativa intimista e despida de preconceitos sobre a velhice destas duas amigas, Elena e Lina, que acompanhamos ao longo da tetralogia que se inicia na infância em "Amiga Genial". São elas dois seres complexos e interligados pelas circunstâncias e acontecimentos dentro do ambiente onde vivem, uma Nápoles decadente, e as pessoas que as rodeiam. Este ultimo volume da saga convida-nos à reflexão sobre os relacionamentos humanos, os laços que se criam e se rompem. A intimidade que se partilha, a vida que se divide em capítulos, bons e maus, e que um dia chega ao fim. Leva-nos instintivamente à questão: será que tudo valeu a pena? Pese qualquer coisa fica a marca da existência no mundo, para sempre!
-
Fantástico
Uma história fabulosa. Rica em pormenores que tornam todo o enredo muito realista, mas ao mesmo tempo repleto de uma névoa mágica.Uma verdadeira epopeia sobre a vida humana. Uma história sobre a amizade no feminino. Pensa-se ser autobiográfico, e poderá realmente sê-lo pois é um livro genuino. Adorei. Infelizmente esté é o último livro, que em vez de nos responder a todas as dúvidas, nos lança a verdadeira questão.
-
o fim da amiga genial
Neste ultimo livro da tetralogia, vivemos os ultimos anos de Elena,vivemos no bairro da infância, que agora se confunde com a história de vida da Elena e Lila.
- ver menos comentários ver mais comentários
Neste quarto volume encontramos o desfecho da amizade de Lenu e Lila, e que maravilhoso! Rico em pormenores, somos arrebatados por todos os acontecimentos deste magnífico final.
Termina aqui o enredo que tantos leitores apaixonou. Mais uma vez, a autora surpreende-nos com acontecimentos que alteram as vidas de Elena e Lila. Maravilhoso desfecho desta história que nos deixa com um sentimento de perda, por não conseguirmos acompanhar mais as vidas que nos acompanharam durante os quatro livros.
No seu ultimo livro da Amiga Genial, Elena Ferrante arrebata-nos com mais acontecimentos intensos e impensáveis que voltam a alterara a trajectória de vida destas duas mulheres. Um livro que vale mesmo a pena ler.