Grátis
Sobre o livro
Pedro Silva é sociólogo de formação. Actualmente é professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria e professor convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
O presente livro corresponde a uma tentativa de problematização da relação escola-família em Portugal, cruzando uma reflexão teórica e conceptual, a partir de uma selecção e análise da bibliografia especializada; uma pesquisa sócio-histórica sobre a emergência e desenvolvimento da participação parental no nosso país; e um estudo etnográfico, conduzido ao longo de mais de dois anos de trabalho de campo, em três comunidades educativas do 1º ciclo no centro-litoral do país.
Trata-se de comunidades de população lusa e branca, mas com assinaláveis diferenças de ordem sócio-cultural. Esta diferença de composição permitiu registar uma importante clivagem sociológica nos processos de interacção entre escolas e famílias, a qual se faz sentir sobretudo em termos de classe social e de género. Foi ainda possível constar a multiplicidade de actores sociais envolvidos, os quais se assumem como actores centrais ou actores periféricos em função de cada contexto e não a priori.
A clivagem sociológica detectada permitiu entender que estamos perante complexos processos de interacção, donde sobressaem as relações de poder e entre culturas. Teorizar a relação escola-família enquanto relação armadilhada contribui para equacionar práticas emancipadoras, na medida em que se encara a relação como sendo simultaneamente desarmadilhável.