Sobre o livro
A sociedade em geral e a escola em particular, assim como todos os seus agentes que lidam directa ou indirectamente com o desenvolvimento do potencial humano, ainda desconhecem as vantagens e os benefícios da intervenção psicopedagógica no domínio da cognição.
Apesar de a educação cognitiva ter tradições e uma herança de quase 100 anos, a aplicação dos seus conceitos à educação regular e nas salas de aula comuns é relativamente recente, e, entre nós, ainda não consta dos currículos de ensino.
Procurando introduzir conceitos teóricos, procedimentos de avaliação dinâmica e de pedagogia mediatizada, que podem ser agrupados como componentes de uma educação cognitiva, este livro é um instrumento de trabalho dirigido a profissionais e a estudantes de psicologia, de pedagogia, de educação especial e reabilitação e a disciplinas afins.
Colecção Educação Especial
Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.
Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova colecção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só reflectir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.