Diferenciação Curricular e Deliberação Docente
Livro 34
de Francisco Sousa
Grátis
Sobre o livro
Considerando que quer a uniformidade curricular quer a diferenciação curricular estratificada tendem a agravar desigualdades entre alunos em termos de oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, impõe-se uma reflexão profunda sobre possibilidades de promoção de uma diferenciação curricular inclusiva.
Este livro constitui um importante contributo para essa reflexão, ao conceptualizar a diferenciação curricular como uma abordagem ao currículo que lida com as diferenças existentes entre alunos, à luz do princípio da maximização das suas oportunidades de sucesso. Essa abordagem é aqui discutida por referência não só às diligências de diferenciação sistematicamente organizadas ao nível do sistema educativo, mas também a situações que podem emergir continuamente e de forma não necessariamente padronizada em cada escola e sala de aula, por via da deliberação docente.
Coleção Currículo, Políticas e Práticas
A centralidade do currículo prende-se com o facto de ser um campo em constante problematização do conhecimento sobre as realidades alicerçadas nas dinâmicas culturais, educacionais, políticas e económicas. Como ponto de partida de qualquer projeto de formação, o currículo é a expressão de conflitos e consensos que são construídos a partir da (re)definição das suas políticas e práticas.