Formação de Professores
Aprendizagem profissional e acção docente
Livro 32
Sobre o livro
O livro relaciona a formação de professores, a aprendizagem profissional e a ação docente, procurando mostrar que a relação entre formação e ação é uma relação complexa, mediada pelos contextos em que os professores vivem. Problematiza o que é ser professor na escola para todos, debate a formação inicial de professores e a aprendizagem prática da docência, analisa os novos papéis e a nova profissionalidade e o contributo da formação especializada para o desempenho de funções especializadas, relaciona o desenvolvimento profissional dos professores com a formação contínua e destaca a aprendizagem profissional proporcionada por diferentes contextos vivenciais da ação docente, nomeadamente as organizações educativas e os contextos burocrático-industriais, os contextos de vida e os contextos associativos.
Coleção Currículo, Políticas e Práticas
A centralidade do currículo prende-se com o facto de ser um campo em constante problematização do conhecimento sobre as realidades alicerçadas nas dinâmicas culturais, educacionais, políticas e económicas. Como ponto de partida de qualquer projeto de formação, o currículo é a expressão de conflitos e consensos que são construídos a partir da (re)definição das suas políticas e práticas.