As Culturas Colaborativas nas Escolas
Estruturas, processos e conteúdos
Livro 15
de Jorge Ávila de Lima
Grátis
Sobre o livro
Apesar de todas as transformações por que têm passado as escolas, o ensino continua a ser, essencialmente, uma actividade desenvolvida em isolamento pelos professores.
Em Portugal, a reflexão sobre a profissionalidade docente e sobre os contextos sociais do ensino não tem contemplado com a necessária sistematização o modo como os educadores organizam o seu trabalho no interior das escolas e a forma como abordam a sua interdependência mútua enquanto profissionais.
Nesta obra, procura-se traçar um retrato sistemático da dimensão relacional do trabalho dos professores em duas escolas portuguesas, encarando-se o isolamento profissional dos docentes não como um handicap, mas antes como um fenómeno social cuja prevalência nas nossas instituições de ensino desafia a nossa compreensão.
Colecção Currículo, Políticas e Práticas
A centralidade do currículo prende-se com o facto de ser um campo em constante problematização do conhecimento sobre as realidades alicerçadas nas dinâmicas culturais, educacionais, políticas e económicas. Como ponto de partida de qualquer projecto de formação, o currículo é a expressão de conflitos e consensos que são construídos a partir da (re)definição das suas políticas e práticas.