Beautiful Boy
de David Sheff; Tradução: Maria João Ferro
Grátis
Sobre o livro
«Que aconteceu ao meu filho? E à nossa família? Que fiz eu de errado?»
Estas foram perguntas dolorosas que martirizaram David Sheff durante o longo período de dependência de drogas do seu filho Nic e de várias tentativas de recuperação. Antes de se tornar toxicodependente, Nic Sheff era um rapaz encantador, alegre e divertido, um aluno excelente, praticante de desporto e adorado pelos dois irmãos mais novos.
A toxicodepência fez dele um débil fantasma de si mesmo, que mentia, roubava e vivia na rua. Neste livro, David Sheff descreve os primeiros sinais de aviso - a negação, os telefonemas de madrugada - É o Nic?, É da polícia?, É do hospital? -, e como a sua preocupação com Nic se tornou obsessiva, um vício em si mesmo e um peso tremendo para toda a família.
Mas, graças à sua experiência de jornalista, David dedicou-se a uma intensa pesquisa de todos os meios de tratamento disponíveis que pudessem salvar o seu filho. E, mais importante ainda, recusou-se a desistir de Nic. Autêntico e profundamente comovente, este é o testemunho da dedicação e do amor por um filho à beira do abismo.
Agora também numa adaptação cinematográfica com Steve Carrell como protagonista.
Anne Lamott, escritora
Publishers Weekly
«Um livro emocionante, sério, com uma escrita brilhante. Uma leitura fundamental para adolescentes e pais.»
Daily Mail
«Uma leitura excelente para todos os pais, independentemente das circunstâncias que envolvem os seus filhos.»
Library Journal
Comentários
-
Leitura dura e angustiante
É um livro muito triste e não me lembro da última vez que tinha chorado copiosamente enquanto lia. A angústia e o sofrimento do pai, a aflição perante os desaparecimentos de Nic, a desilusão, a transformação gerada pela droga que resulta em comportamentos que, sóbrio, seriam impensáveis. Todos estes relatos tornam "Beautiful Boy" numa leitura dura e angustiante. É impossível não sentirmos empatia por David e dividirmos com ele cada emoção. Este amor voraz e incondicional que só um pai ou uma mãe podem sentir e que é tão imenso que é capaz de tanto suportar e perdoar. Que é tão forte quanto as más decisões e exageros de Nic. No entanto, não me arrependo nem um segundo da leitura e de ter acompanhado esta luta, especialmente porque agregou mais conhecimento sobre todo o processo de um vício — que tendemos a achar que sabemos tudo e a ser muito preconceituosos e injustos — e também sobre dados científicos que desconhecia — mas que um pai desesperado é capaz de pesquisar e, mais tarde, partilhar num livro. Chega a ser quase arrepiante a forma subtil e insidiosa como as drogas se instalam no quotidiano de Nic; inicialmente, de forma inocente e quase inofensiva, crescendo e levando tudo à frente consigo, incluindo princípios e valores humanos básicos.
´Beautiful Boy´ é um livro das memórias de um pai deparado com a dificuldade do dia-a-dia de ter um filho com problemas de alcoolismo e abuso de sustâncias. É um livro extremamente emotivo e por vezes difícil de ler mas não deixa de ser bastante informativo com factos científicos ao longo do livro. Traz à luz a situação familiar de muitas famílias e no quanto nunca desistimos dela por mais difícil os obstáculos sejam.
Foi, sem dúvida, um dos melhores livros que li em 2018. É um murro no estômago, para quem é pai, pensar na possibilidade de o nosso filho consumir drogas durante quase 20 anos... Mas é uma história de vida, uma história de amor entre um pai e um filho... Vale a pena ler!
Quando nada mais resta, o amor é a única salvação... a história de um amor inabalável, profundo e duro de um pai na sua tentativa (quase fatal) de salvar o seu filho da dependência das drogas.
“Beautiful Boy” é muito mais do que as memórias de um pai que tenta salvar o seu filho do mundo da toxicodependência. É, acima de tudo, o testemunho dilacerante sobre o amor incondicional de um pai e a importância da família na recuperação e sucesso de um jovem adulto. Esta obra, repleta de verdade e humildade, é, simultaneamente, um enorme feito e uma dolorosa revelação sobre a condição humana e a realidade de milhões de pessoas.