Walden ou a Vida nos Bosques
de Henry David Thoreau; Tradução: Astrid Cabral
Sobre o livro
Publicado em 1854, este pioneiro livro de autodescoberta narra a experiência de dois anos de isolamento de Thoreau no lago Walden (Massachusetts, EUA) e inclui referências a temas como mitologia, história, poesia, carpintaria, fauna e flora. Acima de tudo, o autor apresenta as suas ideias quanto à melhor maneira de viver em harmonia com a Natureza circundante e, portanto, exterior, mas especialmente com a nossa própria e intrínseca natureza humana.
Nesse sentido, apesar de ter sido escrito há 155 anos, Walden mantém-se inegavelmente actual: a vida moderna continua a produzir «meios aperfeiçoados para atingir um fim que não se aperfeiçoou». Este livro é considerado tão revolucionário e anticapitalista como o Manifesto de Marx e Engels, embora aqui a resposta dependa mais das acções individuais, da nossa mudança interior, do que da mobilização popular.
Nathaniel Hawthorne
H. D. Thoreau (1817-62)
Comentários
-
Leitura obrigatória para os dias que correm...
Se pudesse recomendar algum livro para alguém começar a ler seria este. Thoreau relata a sua estadia solitária de 2 anos junto ao lago Walden e aborda temas de extrema relevância no mundo atual, como a pobreza voluntária, a simplicidade, viver desligado dos vícios da sociedade e dedicar a sua vida à escrita e à Natureza... Não que todos nós o façamos, mas pelo menos devemos ouvir alguém a dizê-lo eloquentemente e criar as nossas ideias sobre isso. PS: Quem gostou do filme Into the Wild, certamente irá gostar de ler o Walden, porque este livro serviu de inspiração para a aventura de Christopher McCandless.
Um livro repleto de ensinamentos sobre a vida, liberdade, simplicidade e sobre como a natureza está ligada a estes. Walden é baseado no relato de Thoreau que morou no bosque durante 2 anos com a intenção de descobrir a essência da vida. Walden ou a Vida nos Bosques, é uma jornada espiritual a busca de si mesmo, e um alerta para a sociedade deixar de viver num mundo tão competitivo. Um livro sempre atual.