Grátis
Sobre o livro
Escrito com a mesma erudição e agudeza de espírito que fizeram de A Cultura Inculta um best-seller, Amor e Amizade apresenta-nos um exame minucioso das relações humanas básicas que se encontram no centro das maiores obras da literatura e da filosofia de todos os tempos.
Allan Bloom defende que vivemos num mundo em que o amor e a amizade se estão a desvanecer. O individualismo e o igualitarismo transformaram as relações românticas em assuntos contratuais sujeitos a litígio. Perdeu-se aquilo que separa os seres humanos dos animais, o poder da imaginação, que consegue transformar o sexo em eros. O empobrecimento da linguagem do amor.
A presente obra é uma estimulante viagem de ideias à procura das verdades que os grandes escritores e filósofos nos ofereceram acerca dos nossos desejos mais preciosos e mais perigosos. Bloom fala-nos da invenção do amor romântico por Rosseau e da teoria da sublimação de Freud; transporta-nos para o universo das peças de Shakespeare, onde o amor é um fenómeno natural que dá origem às maiores esperanças e aos mais amargos conflitos e desilusões.
O autor oferece-nos também uma leitura nova da maior obra que se escreveu sobre o eros: O Banquete, de Platão.
Pela acutilância e oportunidade da análise, este livro contribuirá decisivamente para alterar a maneira como pensamos as nossas relações pessoais e os nossos sonhos e desejos mais íntimos.