1984
de George Orwell
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2021
Winston Smith é um homem com um ofício peculiar: enquanto funcionário do Ministério da Verdade, corrige documentos. Ou melhor, reescreve a história a fim de legitimar o Partido que governa Londres, peça-chave do superestado da Oceânia. Diluída no nevoeiro, a cidade parece-lhe mais cinzenta agora, por baixo da vigilância permanente das câmaras e do olhar penetrante das imagens do Grande Irmão. Embora todos os seus movimentos sejam monitorizados, Winston inicia um relacionamento secreto com Julia. Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é o mundo distópico que Orwell viu aproximar-se no final dos seus dias, tornando-se a sua última obra publicada em vida. Nela imprimiu a sensação incómoda de que vivemos sob a influência de um olho que tudo vê – e de que urge defender a ideia de um mundo politicamente livre, intelectualmente livre.
Se há livro que gostava de levar comigo para onde quer que fosse é este. Colocado numa sociedade fictícia que nos faz pensar se é assim tão fictícia como pensamos. O primeiro livro que me meteu a analisar todas as partes que tinha lido e a comparar com a vida que eu próprio levo, tanto individualmente, como na sociedade. Único e um dos melhores clássicos que alguma vez li.
Sem dúvida, um dos grande clássicos da literatura que nos transporta para um ambiente de opressão política e que nos deixa a pensar nos verdadeiros perigos de viver em um regime totalitário, de propagandas mentirosas, juntamente com a manipulação da informação e da falta de liberdade individual.