Ryunosuke Akutagawa

Ryunosuke Akutagawa

Biografia

Ryunosuke Akutagawa, nascido em Tóquio em 1892, foi escritor, poeta, ensaísta e um dos primeiros modernistas japoneses a serem traduzidos no Ocidente. Começou a escrever após entrar para a Universidade de Tóquio, em 1910, participando com traduções e alguns textos próprios na revista literária Shinshicho.
Em 1915, publica o seu segundo conto, «Rashomon», texto que, embora criticado ostensivamente pelos seus pares aquando da sua publicação, se tornou um dos trabalhos mais importantes de Akutagawa, tendo sido, aliás, a base para o filme de Akira Kurosawa com o mesmo título.
Continuou a escrever, parando apenas durante alguns meses, nos quais trabalhou como jornalista para o Osaka Mainichi Shinbun, viajando pela China; no total, para além de haikai e textos dispersos, escreveu mais de 150 contos que o elevaram à categoria dos mais importantes escritores da literatura japonesa, a par de Tanizaki, Kawabata, Soseki e Mishima. Padecendo de uma saúde física e mental frágil, morreu aos 35 anos, vítima de suicídio.
partilhar

bibliografia

Rashomon e Outras Histórias
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
20,99€
Cavalo de Ferro
Rashomon e Outras Histórias
10,00€
Cavalo de Ferro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.