Um Homem em Declínio
de Osamu Dazai; Tradução: Manuel Alberto Vieira
Grátis
Sobre o livro
«A minha vida foi marcada pela vergonha. Não consigo sequer imaginar como será viver a vida de um ser humano.»
Yozo vê-se como um verdadeiro fracasso. A sua vida - a que ele mesmo nos narra - quase pode parecer normal, mas a incapacidade que sente em perceber os outros seres humanos é absolutamente dilacerante.
Desde muito cedo, Yozo viu crescer esse fosso entre si e o resto do mundo. Na adolescência, tenta sobreviver tornando-se o palhaço da escola, mas a máscara que usa para camuflar a sua alienação cai quando a tentativa de suicídio, já na vida adulta, sai gorada.
Não dando espaço ao sentimentalismo e sem conceder ao drama o que permite à dor crua, Yozo regista, nestas páginas, a crueldade dos dias, mas, do mesmo modo, os raros momentos em que se sente ligado aos outros, em que a ternura representa um vislumbre de vida humana.
Com claros traços autobiográficos, Um Homem em Declínio é o derradeiro e mais importante romance de um dos grandes escritores japoneses do século XX, Osamu Dazai. Sobre ele, muitos escreveram tratar-se de um símbolo de uma geração, a que deixava a guerra para trás e via já os alvores de uma sociedade pós-moderna. É, sem sombra de dúvidas, um brutal e íntimo retrato da alienação individual.
Patti Smith
«Dazai revela, precisamente, todas as coisas que eu mais quero esconder sobre mim.»
Yukio Mishima
The New York Times Book Review
«Um retrato duro e poderoso. Um símbolo de uma geração do Japão moderno.»
Booklist
«Um romance intemporal. A luta de alguém que tenta encaixar-se numa sociedade normalizadora é hoje tão atual como era há quase um século.»
The Japan Times