Rashomon e Outras Histórias
de Ryunosuke Akutagawa
Grátis
Sobre o livro
Considerado o pai do conto japonês, Ryunosuke Akutagawa é o criador de um espólio de textos - apaixonados, violentos, vibrantes, sombrios, majestosos - que não só são fruto de um espírito de mudança cultural que surgia no novo Japão, como o retrato da própria história do país.
O presente volume reúne as histórias mais significativas desta figura incontornável da literatura japonesa, influência maior para uma geração de escritores e cineastas, servindo igualmente de guia ao leitor numa viagem fascinante por uma cultura milenar: do Japão lendário e fabuloso àquele medieval, habitado por xoguns e missionários cristãos portugueses, até à euforia imperialista e moderna.
Haruki Murakami
The Guardian
Akutagawa, e eu certamente não sou a primeira a dizê-lo, lida com a escrita de todas as formas possíveis: sério, irónico, cómico, histórico, místico, etc, constrói personagens e reproduz toda a sua complexidade num estilo metódico e fascinante. Revela um Japão onde a aparência física tem um significado terrível, abrange períodos em tentativas evangelistas, e, desvenda o impacto de uma religião como o cristianismo no Japão tradicional. Sangrento, erótico e puramente demoníaco, com Akutagawa, mergulhamos numa visão imóvel, porém desinquieta, do Japão. Assassinatos, torturas, perversões, num talento indómito que inspira e comove. Magistral, sedutor, uma referência. Em suma, uma obra-prima criada por um dos maiores escritores nipónicos.