Maria Alzira Seixo
Biografia
Ensaísta e professora catedrática da Universidade de Lisboa, tem um vasto currículo como investigadora na área de Letras. Fez estudos sobre vários autores portugueses, entre os quais José Saramago e António Lobo Antunes, e é autora de livros, artigos e ensaios. Colabora regularmente em periódicos, como o JL (Jornal de Letras).
Em 2002, recebeu o prémio Pen 2001, atribuído a Ensaios, com sua obra "Outros Erros" , em ex-aequo com João Barrento, pela sua obra "A Espiral Vertiginosa".
partilhar
Em destaque VER +
Lugares da Ficção em José Saramago
Maria Alzira Seixo é autora do primeiro livro publicado sobre a obra do escritor português laureado com o Prémio Nobel da Literatura. Editado em 1987 com o título O Essencial sobre José Saramago, esse livro (que fornece uma perspectiva completa do autor até à publicação de "A Jangada de Pedra, de 1986) é republicado na íntegra no presente volume, como limiar de um conjunto de ensaios que se ocupam das obras subsequentes do consagrado romancista, assim como algumas questões críticas, históricas e teóricas que essas obras levantam. Um trabalho inédito, «Lugar e Deslocação em José Saramago», encerra o conjunto, propondo uma síntese interpretativa que integra a maioria dos seus textos, e desenvolvendo ao mesmo tempo a sua leitura hermenêutica no sentido de uma construção e transformação do espaço (em várias das suas acepções), enquanto coordenadora fundamental na categoria da ficção e dimensão textual particularmente relevante no obra de "Memorial do Convento" e de "Viagem a Portugal".