Como Tornar-se Doente Mental
de J. L. Pio Abreu
Sobre o livro
O mais famoso e divertido livro de psiquiatria dos últimos anos.
O autor analisa várias doenças mentais e dá uma informação divertida e
acessível, mas de grande seriedade científica, sobre elas e sobre como as
evitar.
Comentários
-
Um Livro Inquietante
Como tornar-se doente mental lê-se de repente, sem conseguir parar de respirar, até propicia “ataques de Pânico”. Trata-se de um livro irónico, obviamente, que recorre ao humor para embrulhar verdades mais difíceis de engolir. Acaba por ser uma tentativa séria de contribuir para a saúde das pessoas. Sugiro que leiam é um livro inteligente, irónico, divertido e sério.
Livro aconselhado para quem acha que nele não habita qualquer tipo de possibilidade de se tornar doente mental! Se tiver coragem pegue neste guia que o levará à insanidade e comece por tornar-se fóbico, 30 páginas à frente respire e prepare-se para se tornar paranoico. Antes de continuar acalme-se porque não está a ser seguido e depois disso terá dicas para se tornar obsessivo-compulsivo e já agora leia rápido os outros capítulos porque o mundo está mesmo contra si! Depois de aprender como pode ser esquizofrénico... está mesmo pronto para aprender o mais importante e com um toque de magia (re)aprende a não ser doente mental. Agora ainda mais a sério: Este não é um livro humorístico mas sim uma obra essencial para conhecer os sintomas de várias doenças psiquiátricas.
Se não funciona escrever de que forma podemos ter uma mente minimamente saudável, o autor presenteia-nos com esta obra que explica como podemos ficar com uma mente atormentada e ter uma vida infeliz. José Luis Pio Abreu, psiquiatra de profissão com uma vasta obra no campo da psiquiatria e psicologia escreve com lucidez e detalhe este livro maravilhoso. No final temos a certeza que dá trabalho ser doente mental e é isso que não queremos ser. Uma obra provocadora e muito bem conseguida onde o humor e a ironia são levados a sério.
Repleto de humor (um tanto negro) o autor descreve as principais doenças mentais, até nos ensina a como obter uma delas....ou todas! Longe de ser aborrecido, o autor consegue despertar a curiosidade e o interesse do leitor a cada página. Sendo a saúde mental (ou a falta dela) um tema cada vez mais importante este é um livro para entender e aprender, de uma forma divertida.