Desobediência Civil
de Henry David Thoreau
Grátis
Sobre o livro
“As leis injustas existem. Devemos contentar-nos com obedecer-lhes ou devemos esforçar-nos por as emendar?”
Neste ensaio, de 1849, Henry David Thoreau defende que não devemos permitir que os governos controlem a nossa consciência e muito menos que nos tornem agentes de injustiça. Para Thoreau, a «desobediência civil» é uma forma de luta legítima e pacífica contra a opressão e os atropelos a que estão sujeitos os mais fracos.
Nascidas em oposição à guerra e às leis esclavagistas da época, as ideias de Thoreau acabaram por inspirar nomes incontornáveis da história, como Gandhi e Martin Luther King, e batalhas que trouxeram mais liberdade e igualdade aos dias de hoje, como os movimentos sufragistas ou pelos direitos civis.
Mais de um século após a sua edição original e numa época em que grassam a violência, o racismo, a xenofobia e as injustiças, poucos clássicos e poucos ideais poderiam fazer tanto sentido como este Desobediência Civil.
Se partilha destes ideais, partilhe também as mensagens seguintes:
- As leis injustas existem. Devemos contentar-nos com obedecer-lhes?
- A minoria que se conforma com a maioria torna-se ineficaz.
- Não nos podemos transformar nos agentes da injustiça que condenamos.
Diário de Notícias
Este livro é surpreendente pelo contexto que se insere - o autor está indignado com o governo ser cúmplice de uma das maiores injustiças da história, a escravatura. Este livro é um testemunho da sua época e local (EUA, séc XIX) e não deixa de ser tão político como filosófico.