Um Homem Chamado Ove
de Fredrik Backman
Grátis
Sobre o livro
Ove não é o típico vizinho com quem nos apeteça cruzar na rua. É um velho solitário e antipático que não gosta de pessoas. Afinal, hoje em dia ninguém respeita os sinais de trânsito, sabe fazer reciclagem corretamente, trocar um pneu ou sequer conhece os vários tipos de chaves de fendas que existem. Isto já para não falar sobre como preparar um café de cafeteira como deve ser! Ninguém está disposto a assumir responsabilidades. Não, agora é só facilitismos… está tudo na Internet e o café degusta-se instantâneo.
Como se não bastasse, perdeu a única pessoa que dava cor aos seus dias. E em troca ganha uns estranhos vizinhos, vindos sabe-se lá de que planeta, que parecem destinados a intrometerem-se no grande plano que Ove tem para a sua vida. Ou para o fim dela. É que por detrás do homem carrancudo há uma história de solidão e tristeza.
Mas uma série de circunstâncias fortuitas irá devolver-lhe aos poucos a fé na humanidade. E, ao mesmo tempo, as pessoas que o rodeiam começam a perceber que o bairro não seria o mesmo sem Ove. Seria um lugar mais frio, menos solidário e, por mais estranho que pareça, também muito menos divertido.
Peculiar e agridoce, enternecedor e hilariante, garantidamente capaz de nos fazer ir às lágrimas a cada página, Um Homem chamado Ove é já um clássico dos tempos modernos.
Booklist
Kirkus Reviews
Publishers Weekly
Shelf Awareness
Comentários
-
Sorrir
A solidão pode ser combatida quando estamos rodeados de pessoas positivas e amigas. É possivel voltar a sorrir.
-
Uma história deliciosa
Ao ler este livro certamente terão sensações de “deja vu”, mas daquelas boas… A mim, veio-me à memória o Carl Fredricksen de “Up Altamente”, o Vicent, protagonizado por Bill Murray em St. Vicent, entre outros…Todos eles são resmungões, mal humorados e sozinhos. Ove, tem 59 anos e foi “convidado” a aceitar uma reforma antecipada. Solitário, sem ter com o que se ocupar, apenas tenta voltar para junto da sua mulher Sonja. Enquanto não consegue, continua a fazer as duas rondas no condomínio e a arranjar sarilhos com os vizinhos. Esta é uma história deliciosa, que tanto nos arranca uma gargalhada como nos aperta o coração. O Ove conquista-nos a cada página, assim como os personagens que o rodeiam. A escrita do autor é muito cativante, misturando a narrativa com reflexões importantes. Confesso que senti uma certa melancolia ao ler este livro, pensei muitas vezes em quantos de nós têm o cuidado de dar atenção àquele vizinho que está sozinho. Às vezes só uma palavra, um pequeno gesto, um sorriso já faz a diferença. Mas quantos de nós fazemos isso? Precisamos de mais Parvaneh’s neste mundo, de mais compaixão, talvez até, de mais amor. É uma história comovente, sobre seguir em frente e encontrar novos propósitos, sobre luto e amizade. Um livro que aconselho muito, vão adorar o Ove e vão aprender imenso com ele.
Fredrik Backman traz-nos um romance que tenta mostrar ao leitor que nem tudo o que parece é, e que, todos nós somos muito mais do que o que aparentamos ser. ´´Um Homem Chamado Ove´´ é uma história sobre valores e sobre aquilo a que realmente devemos dar prioridade.