LER
comentar
Prémio Nobel da Literatura
Editor:
Dom Quixote
Edição:
abril de 2003
Portes
Grátis
Grátis
10%
16,60€
RESERVAR NA LIVRARIA
Livrarias
Sobre o livro
Terra de Neve é a história de um amor de perdição passado no meio da edsolada beleza da costa oeste do Japão, uma das regiões mais nevosas do mundo. É aí, numas termas isoladas de montanha, que o sofisticado Shimamura conhece a geisha Komako, que se entrega a ele sem remorsos, sabendo de antemão que a sua paixão não pode perdurar.
Comentários
Detalhes do produto
Terra de Neve
(6.ª Edição)
ISBN:
9789722024082
Ano de edição:
04-2003
Editor:
Dom Quixote
Idioma:
Português
Dimensões:
156 x 236 x 12 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
176
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
"Terra de Neve", aqui com excelente tradução do poeta Armando da Silva Carvalho, foi o primeiro romance de Yasunari Kawabata, publicado por fascículos entre 1935 e 1947. É hoje considerado uma obra-prima. O romance coloca em cena a relação entre um homem da cidade e uma jovem gueixa. A paisagem, neste romance, não é apenas cenário. Há entre as descrições da natureza e estas duas personagens uma espécie de fusão, Shimamura e Komako são uma extensão da solidão das montanhas, reflectem a vontade selvagem do «valezinho, apertado entre a massa dos montes cobertos de neve» (p. 85). Grande estreia de um autor que viria a ser Nobel da Literatura.
Assim como a neve é bela, fria, anestesiante, elegante, fascinante e poética, também o é este livro de Kawabata. Um romance, na sua medida profundo e distante ao mesmo tempo. Um amor não concretizado na sua plenitude. Uma entrega emocional mas não física nem social. Shimamura deixa a sua família/vida na confusão de Tóquio, e refugia-se na Terra da Neve, onde a tradição antiga e o puro prazer se unem. E é nestas viagens que o romance se centra, na devoção da gueixa Komako a Shimamura que, embora completamente preso ao desejo pela sua beleza e companhia, decide manter apenas uma amizade. Ao ler este livro ficamos presos à sua beleza, conseguimos sentir o frio da neve, a passividade das ações e emoções, o desespero do desejo, e uma tremenda ânsia para saber mais sobre a história de Komako.