A Casa das Belas Adormecidas
de Yasunari Kawabata
Grátis
Sobre o livro
Abandonadas em camas, jovens mulheres nuas, intocadas e intocáveis, dormem profundamente sob o efeito de poderosos narcóticos deixando, sem o saber, que o seu corpo seja contemplado por homens idosos em busca de uma pobre consolação para a perda de juventude. Eguchi, de 67 anos, tem perfeita noção da proximidade da decadência física, e as noites passadas nesta casa do desejo levam-no a recordar a relação com as diferentes mulheres da sua vida, num entrelaçar de memórias e fantasias eróticas que culminam com a revelação da sua essência inumana.
A Casa das Belas Adormecidas, obra-prima profundamente perturbadora, que encerra um universo erótico fascinante e assustador, inspirou outros autores a escrever sobre os afectos e a sexualidade na terceira idade, nomeadamente Gabriel García Márquez no seu Memória das Minhas Putas Tristes.
Comentários
-
A Casa das Belas Adormecidas
A Casa das Belas Adormecidas é um intenso perturbador "poema" sobre o desejo, as memórias, o irracional e o intolerável numa sociedade dita normal. Na velhice onde se situam os afetos? Na velhice onde se situam as memórias e a sexualidade? Uma obra-prima apenas aconselhada para quem gosta de ser abanado!
Intimista, despretensioso, com uma escrita extremamente “simples” e fácil de ler (principalmente para um escritor do extremo oriente). Uma profunda reflexão sobre o envelhecimento, sobre a vida e o que fazemos dela... mas também sobre a beleza das coisas e a inexorável passagem do tempo.
Prémio nobel da literatura, mas sem qualquer "maneirismo" a nível de escrita. Leitura agradável e simples. O velho Eguchi é o protagonista deste livro, vai revivendo as suas relações passadas e tomando cada vez mais consciência da sua velhice através de cada uma das "Belas Adormecidas" com quem se deita. Um bom livro para conhecer o autor e a sua escrita.
Reflexão sobre a vida e como devemos aproveitar ao máximo o que temos e dar valor às pessoas que nos rodeiam. Uma obra intimista e ao mesmo tempo desconcertante onde são abordados temas como a velhice e a sexualidade.