Sentido de Urgência
de John P. Kotter
Sobre o livro
Sabe que a sua empresa precisa mudar, sabe até quais as mudanças necessárias: uma nova estratégia, uma aquisição ou reorganização. Porém a mudança tarda em chegar ou mais uma vez a implementação duma excelente ideia estagnou. O que falta?
John Kotter mostra neste livro o que realmente faz falta na maioria das empresas hoje em dia, um verdadeiro sentido de urgência. Uma atitude distinta que leve as pessoas a agarrar oportunidades e a evitar ameaças, que as faça avançar mais rápido e de modo mais inteligente, que faça acontecer algo importante e desaparecer aquelas actividades com menor prioridade.
Aqueles que possuem esta atitude estão determinados a alcançar objectivos importantes, estas pessoas com verdadeiro sentido de urgência não são tolerantes, mas isso não as torna ansiosas e stressadas. Pelo contrário, têm uma visão futura atenta às oportunidades e ameaças que a mudança traz consigo.
Kotter é um especialista em urgência. "Aumentar a urgência" é o primeiro passo do seu famoso trabalho, inicialmente desenvolvido no seu livro Leading Change. Mas como ele próprio diz, aumentar a urgência é o passo mais difícil e aquele sem o qual até a iniciativa mais brilhante não será capaz de triunfar. O mais importante é a forma como ele mostra que a urgência se deve tornar numa capacidade central e sustentada, enquanto avançamos para um mundo onde a mudança é contínua e não apenas episódica.
Com histórias dinâmicas e eficazes Kotter revela um ponto de vista diferente sobre o tipo de urgência que faz falta às organizações. Ele explica a importante diferença entre a verdadeira urgência e aquele sentimento frenético muitas vezes mal interpretado como urgência. O autor fornece tácticas para aumentar a urgência, assim como para estabelecer a tolerância na empresa, com capítulos por exemplo sobre comportar-se com urgência todos os dias, ou encontrar oportunidades nas crises.
Este livro é um instrumento essencial para qualquer pessoa que queira vencer num mundo turbulento, que não deixará de se mover cada vez mais rápido.
Agora, “Sentido de Urgência” vem relembrar-nos e actualizar-nos sobre o que é essencial na mudança.
Para muitos empresários, como eu, a mudança inicia-se na própria leitura dos textos de John P. Kotter.
Vera Pires Coelho, Presidente da Edifer
Nos negócios como na vida a urgência tem que ter sentido e deve ser gerida com critérios de razoabilidade para que a urgência não caia na rotina e perca o verdadeiro sentido de urgência.
A urgência nos negócios vai sendo uma constante e, quantos mais meios técnicos vão surgindo de aceleração da informação maior é o uso da urgência.
Actualmente, o sentido de urgência vai sendo quase um estado de espírito, uma filosofia e uma forma de ver a vida e os negócios.
Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés
Neste livro, quase intimista mas recheado de exemplos e conselhos práticos, o autor, John Kotter, transporta-nos através da teoria geral da velocidade de mudança nas organizações. Não há argumento favorável a atitudes mais contemplativas que não seja aqui desmontado como não há boas razões para impor o sentido da urgência que não sejam invocadas.
Talvez nem fosse preciso um argumentário tão completo. Logo nas primeiras páginas somos cativados pela defesa da tese do “não deixar para amanhã”, e os restantes capítulos são já lidos com a convicção de que as nossas organizações estão mesmo cheias de exemplos em que a urgência foi a maior razão de sucesso.
Seria útil que todos os que têm responsabilidades em qualquer tipo de organização pudessem ouvir uma das maiores e mais actuais lições deste livro: numa era de maior turbulência e volatilidade, a urgência da mudança é ainda mais necessária. “Esperar para ver”ou “não é altura para sacrifícios”, frases hoje tão amplamente repetidas, teriam de ser repensadas.
Luís Palha, CEO do Grupo Jerónimo Martins