O Quarto de Jack
de Emma Donoghue
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.
O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.
Finalista do Man Booker Prize 2010
Finalista do Orange Prize
New York Times 10 Best Books 2010
Washington Post Top 10 Books - 2010
New York Times 100 Notable Books 2010
Barnes & Noble Best Books - 2010
Hudson Booksellers Best Fiction - 2010
José Mário Silva, LER 107
José Mário Silva, Expresso
Michael Cunningham
Anita Shreve
Comentários
-
Apaixonante
O Quarto de Jack é um livro impressionante e pesado, que retrata uma história que poderia ser real. Leva-nos a entender a força de uma mãe que de tudo faz para proteger o seu filho da dura realidade em que vivem, tentando tornar o pequeno cubículo onde vivem, no mundo ideal. E o Jack... Jack é uma criança adorável, inocente, que vive numa realidade inventada, mas que revela toda a sua força no momento de fugir. Um livro que me apaixonou, que me fez chorar, que vale a pena ler e reler.
História de amor e resiliência. Este livro é a prova de que o amor vence as barreiras e as prisões mais assustadoras. Uma mãe que foi mantida em cativeiro grande parte da sua existência, consegue abrir horizontes ao filho, que nasceu prisioneiro e assim se manteve durante os primeiros anos de vida. Esta é a história de quem com o nada que tem, dentro de quatro paredes, conseguiu criar um universo de amor e leveza. Recomendado para quem, a determinada altura, pensa que não consegue ultrapassar os obstáculos que a vida lhe apresenta.
Este é dos livros mais emocionantes que já li. O facto de ser contado pela voz ingénua de Jack, torna-lo ainda mais tocante. Jack e a mãe vivem enclausurados num quarto com 11m2. Para Jack, aquilo é tudo o que conhece e o facto de não saber da existência de um mundo para além daquelas 4 paredes, fá-lo sentir-se confortável ali. Quando a mãe chega ao limite, planeia a fuga.
História de uma criança de 5 anos que viveu toda a sua existência num quarto juntamente com a sua mãe. O quarto é o único espaço que Jack conhece, onde come, dorme, mas também é uma prisão, pois a sua mãe foi raptada quando tinha 19 anos e Jack fruto do seu raptor. Livro envolvente onde os temas do mesmo são o rapto e violação. A autora dá-nos a conhecer a rotina diária entre mãe, filho e o raptor. A parte emocionante do livro é o suspense da tentativa de fuga. O amor entre esta mãe e filho torna este livro maravilhoso.
Eu estava pronto para não gostar deste livro. Um romance adulto sobre temas angustiantes, mas narrado por uma criança de 5 anos? Mas estava errado e ainda bem que assim foi. Este livro é surpreendente, uma leitura emocional e que nos prende entre as suas páginas até ao final.
Um livro com uma temática muito forte. A mãe é uma personagem muito forte e resiliente e enfrenta diariamente a violência de um homem que a mantém a si e ao seu filho presos num quarto. Este é um livro fantástico que vale a pena ler.
História muito emocionante sobre uma criança de apenas cinco anos que vive com a mãe na prisão. É narrada pelo próprio Jack, ele conta-nos o que sabe sobre o mundo apenas através daquele quarto, a sua inocência fascina qualquer leitor. Retrata o amor entre mãe e filho e o que o amor de uma mãe é capaz para que a criança viva feliz.
O mais interessante desta obra de Emma Donoghue (na minha perspectiva) é o foco não só na situação horrível vivida pela personagem principal mas também de como é para as vitimas regressarem à sua vida depois de passarem por situações tão difíceis. É uma obra com várias camadas de intensidade que vale mesmo a pena ler.
O livro é narrado na primeira pessoa pelo pequeno Jack, iniciando-se a história no dia em que ele completa cinco anos. Através da sua voz, tomamos conhecimento da forma como esta criança vê o pequeno mundo que a rodeia e como se adapta ao pouco que tem, num pequeno quarto preso com a mãe. Recomendo.
Um relato comovente, poderoso e emocionante, onde vemos o que uma mãe passa quando tem de ensinar ao filho que o mundo não é como ele vê na televisão mas sim cheio de maldade e perigo. Uma história dura de se ler e que retrata muitas das vidas de pessoas de todo o mundo que já passaram pelo mesmo.