O Primo Basílio
Livro de Bolso
de Eça de Queiroz
Grátis
Sobre o livro
Luísa e Jorge são o modelo do casal burguês da Lisboa de finais do século XIX, a que apenas faltam os filhos para alcançarem a plenitude da felicidade. Porém, quando Jorge é forçado a afastar-se da mulher e a partir para o Alentejo durante algumas semanas, Luísa deixa-se levar pelo tédio e pelo aborrecimento de estar sozinha em casa. A chegada do seu primo Basílio, que antes de emigrar para o Brasil a cortejara, acaba por conduzi-la a uma teia de enganos, adultério, chantagem e tragédia, numa brilhante sátira à moralidade e aos costumes da época como somente Eça de Queirós seria capaz de criar.
Luísa é casada, tem uma bela casa, uma criada e um marido que lhe faz todas as vontades. Mas falta algo à vida de Luísa, que anseia pelas grandes paixões que lê nos seus romances de cordel e folhetins; até que chega a Lisboa o seu primo Basílio, o seu primeiro amor. A partir daí a vida de Luísa será tudo menos parada. Uma obra magistral do grande Eça de Queiroz, onde é contada a história da perdição de uma mulher pelo ponto de vista de um verdadeiro sacana. Um livro a não perder.
Sátira aos usos e aos costumes, terrivelmente atual. As águas estão paradas, a lama assente no fundo quando chega aquele primo que toda a gente tem, ninguém o admite mas que todos o desejam.