O Espelho da Tia Margarida
de Walter Scott
Grátis
Sobre o livro
Poucos escritores gozaram de tão elevada reputação como o escocês Sir Walter Scott (1771-1832). Em seu tempo de vida e quase um século após a sua morte, Scott não foi apenas um escritor muito popular — aclamado como poeta e frequentemente considerado como o maior romancista da sua língua — mas uma verdadeira força cultural. Os seus romances Escoceses, principalmente Rob Roy, contribuíram em definitivo para resgatar um país à fraca autoestima que adquirira após a rebelião de 1745 e torná-lo, uma vez mais, respeitável e romântico.
A sua descrição de paisagens e ruínas e o uso da História contribuíram em muito para moldar o romantismo inglês e criar o arquétipo vitoriano do cavaleiro medieval — exemplo de conduta para todos os cavalheiros oitocentistas — que ainda hoje perdura a nível popular.
São todas estas características que encontramos em O Espelho da Tia Margarida, um conto que hoje classificaríamos de gótico e que, numa mescla de factos históricos e descrição de ambientes, nos dá a conhecer a história de duas irmãs, Lady Forester e Lady Bothwell que consultam o misterioso Dr. Damiotti e o seu espelho sobrenatural. O resultado da consulta é surpreendente e aterrador…