O Aluno Sobredotado / A Criança Sobredotada
de Helena Serra
Sobre o livro
Apesar da Educação atravessar uma etapa de reestruturação epistemológica e metodológica, questões relacionadas com o insucesso escolar, dificuldades de aprendizagem e casos especiais de aprendizagem (por exemplo, a dislexia e a sobredotação) permanecem sem resposta.
Centrando a atenção nas necessidades educativas especiais (a sobredotação), recorrentemente confundidas com a abrangência das dificuldades de aprendizagem, é urgente que os agentes educativos e os pais sejam alertados para esse erro que tem vindo a ser cometido em termos de acompanhamento do processo educativo.
Assim, graças à persistência e dedicação da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas (APCS), surgiu esta obra. Com uma terminologia e registo linguístico rigorosos e objectivos, o formato em espelho permite que seja consultada por professores e pais. Desta forma, a obra toca as diferentes fases de construção do processo de ensino/aprendizagem da criança sobredotada, tendo em linha de conta a importância de uma colaboração entre os universos escolar e familiar/afectivo.