Sobre o livro
As Memórias Póstumas de Brás Cubas foram publicadas entre 15 de Março e 15 de Dezembro de 1880, na Revista Brasileira, do Rio de Janeiro. A primeira edição em livro surgiu em Janeiro de 1881. O romance viria a ter mais duas edições em vida de Machado, a última das quais (em 1889 e designada "quarta edição", por se considerar primeira a publicação em folhetim) inclui significativo " Prólogo do Autor". Seguimos a edição da Livraria Garnier (Rio de Janeiro, 1988), com texto estabelecido por José Galante de Sousa. Mantivemos a ortografia brasileira.
A colecção
CURSO BREVE DE LITERATURA BRASILEIRA é uma colecção de dezasseis volumes concebida para formar, no seu conjunto, uma selecta ou manual de estudo de acordo com um itinerário de leitura coerente e organizado.
O critério primordial de selecção privilegia as obras que acrescentam a sabedoria literária ocidental, mas acolhe também aquelas que contribuíram decisivamente para dar à Literatura Brasileira a configuração própria enquanto literatura nacional autónoma.
Optou por conjugar a edição autónoma e integral de obras indispensáveis com antologias de períodos, movimentos ou géneros. Procurou-se também privilegiar obras ou autores pouco conhecidos ou de todo desconhecidos em Portugal. Como em qualquer curso, todos os volumes incluem indicações bibliográficas. Será lançado um livro por mês, até Abril de 2006. Já nas livrarias, os primeiros três volumes.
José Pacheco Pereira, in "Revista Sábado"
Abel Barros Baptista, no Posfácio