Grátis
Sobre o livro
Provavelmente nunca ouviu falar de Vannevar Bush, mas sem ele dificilmente os EUA teriam vencido a Segunda Guerra Mundial. Bush era um engenheiro formado no MIT, que se alistou na Marinha durante a Primeira Guerra Mundial. Ficou em estado de choque com o atraso tecnológico dos militares. Alarmado com o crescente poder da Alemanha nazi, conseguiu uma audiência de dez minutos com o Presidente Roosevelt. E esse encontro mudou o curso da história.
Se os americanos usaram o radar para destruir os submarinos alemães, foi por causa de Bush. E também foi ele que impulsionou a construção da bomba atómica. Sendo militar e cientista, apercebeu-se de que não havia diálogo entre os dois mundos. E para resolver o problema, recorreu a uma das grandes ideias da física: a transição de fase.
Imaginemos uma organização numa fase inicial de vida. É como se fosse a água, é fácil adotar novas ideias e estratégias e transformá-las em produtos e serviços de sucesso. Com o tempo a organização cristaliza-se, fica presa a rotinas. Do estado líquido passa-se ao sólido, a água transforma se em gelo e acaba-se a inovação.
Safi Bahcall, doutorado em física teórica e empreendedor no ramo da biotecnologia, inspirou-se no trabalho de Vannevar Bush para escrever este livro, o primeiro a aplicar a transição de fases ao dia a dia das empresas e organizações.
Lunáticos leva-nos numa viagem ao passado, presente e futuro da inovação. Usa exemplos como a queda da Polaroid, Nokia e Xerox, a caça a terroristas online e James Bond, uma ideia rejeitada por muitos estúdios cristalizados antes de ser um sucesso.
Eric Maskin, Prémio Nobel da Economia
«A não perder.»
Daniel Kahneman, Prémio Nobel da Economia
«Safi acerta em tudo: no ritmo, no humor, no alcance.»
Robert Laughlin, Prémio Nobel da Física