Bertrand.pt - JESUS O Galileu Armado

JESUS O Galileu Armado

História laica de Jesus

de José Montserrat Torrents 

Editor: Esfera do Caos
Edição ou reimpressão: julho de 2008
17,60€
Esgotado ou não disponível.

O império romano teve de lutar sem descanso contra os insurrectos judeus que, inspirados nas gestas dos Macabeus, pretendiam libertar a terra de Israel do jugo estrangeiro. Um destes sediciosos foi o galileu Jesus, preso e crucificado pelo governador Pôncio Pilatos. A figura de Jesus entrou imediatamente num ciclo lendário que faria dele um mestre, um fazedor de milagres, um profeta do Messias, o próprio Messias e, no final, o Filho de Deus.
As obras consagradas a Jesus movem-se habitualmente no âmbito destas crenças, aceitando como histórica a personagem apresentada pelo mito e pela lenda.
Neste livro analisam-se todos os documentos - cristãos, judeus e pagãos - relacionados com Jesus e, através de rigorosos critérios, resgatam-se os dados que nos permitirão deslindar os elementos míticos, as criações lendárias e os factos verificáveis, situando Jesus no seu verdadeiro contexto.

Nem o «Jesus histórico», criado pela teologia, nem o «Jesus da fé»: Jesus, o Galileu, visto naquela perspectiva com que olhamos para os grandes iniciadores das religiões e dos movimentos espirituais da humanidade: Buda, Pitágoras, Platão, Maomé… Jesus estudado com os mesmos procedimentos históricos com os quais se estuda Alexandre, César, Akhenaton… O Jesus da ciência histórica.

Excertos
Prólogo

Alexandre, César, Adriano...
Mas nunca Alexandre histórico, César histórico, Adriano histórico: estas expressões não se usam.
Então porquê «Jesus histórico»?
A expressão «Jesus histórico» não foi criada pela ciência da história, mas pela teologia. A cultura cristã vive e pensa no seu próprio mundo. Os cristãos têm as suas próprias escolas, as suas próprias universidades, os seus próprios títulos, as suas próprias revistas, as suas próprias editoras, as suas próprias livrarias. É um mundo amplo, denso, rico e complexo, mas é um mundo fechado. Esta comunidade humana criou a sua própria linguagem, que se explica nos seus próprios dicionários e que postula, inclusive, uma linguística própria. Deste modo, por exemplo, criou o termo negativo «ateu» (o que não acredita no seu Deus), atribuiu um significado especial ao termo «laico» (aquele que não faz parte da sua ordem hierárquica) e, nos últimos tempos, engendrou a expressão «Jesus histórico».
O Jesus histórico não se contrapõe ao Jesus não histórico, mas ao Jesus da fé. Ora, a fé é um consentimento que goza do grau máximo de certeza; uma boa prova disso são os mártires que deram a sua vida pela fé. Que físico daria a sua vida pelas suas equações? Por conseguinte, o Jesus da fé é para o crente um Jesus absolutamente real, nascido de uma mulher real, morto realmente numa cruz e realmente ressuscitado. O crente não acedeu a esta crença movido pela força de argumentos, mas sim em virtude de um irresistível movimento espiritual, como o que levou Abraão a aceitar o sacrifício do seu filho. Contudo, nos últimos decénios, os pastores intelectuais do cristianismo, atentos às supostas necessidades espirituais do seu rebanho, consideraram necessário apresentar-lhe a imagem de Jesus tal como a vê a ciência histórica, com a pretensão de tornar razoável, já que não pode tornar racional, o objecto da fé.
(...)
Não abuso de notas de rodapé de erudição. De vez me quando uma chamada remete para a passagem de um autor, geralmente confessional, para ilustrar, por contraste, o meu próprio ponto de vista.
Não utilizo abreviaturas.
As traduções de textos antigos são, em alguns casos, as minhas próprias traduções, em outros casos introduzi as que costumam utilizar os autores do mundo espanhol, com rectificações ocasionais.

JESUS O Galileu Armado
História laica de Jesus
ISBN: 9789898025562 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Esfera do Caos Idioma: Português Dimensões: 161 x 236 x 17 mm Páginas: 200 Tipo de Produto: Livro Coleção: Ideias Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Religião e Moral  >  Ciência e História das Religiões
Livros  >  Livros em Português  >  Religião e Moral  >  Estudos Teológicos

Sugestões

Uma Breve História da Religião
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,50€
Editorial Presença
A Religião dos Portugueses
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Temas e Debates
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.