Rescaldo e Mudança
As Culturas da Crise Económica
Sobre o livro
A crise do capitalismo global a que temos assistido desde 2008 é mais do que uma crise económica. Ela é estrutural e multidimensional. A sequência de eventos que presentemente têm lugar mostra que estamos a entrar num mundo que é muito diferente, social e economicamente, daquele que suportou a ascensão do capitalismo global e informacional nas últimas três décadas. As políticas e as estratégias destinadas a gerir a crise podem inaugurar um sistema económico e institucional claramente diferente do actual, tal como o New Deal, a construção do Estado Social Europeu e a arquitectura financeira global de Bretton Woods deram origem a uma nova forma de capitalismo no rescaldo da depressão da década de trinta do século XX e da Segunda Guerra Mundial.
Este livro examina as culturas e instituições que estão na origem da crise, bem como os conflitos e debates que podem conduzir a uma nova paisagem social, incluindo a ascensão de culturas económicas alternativas nos movimentos sociais que surgiram um pouco por todo o mundo.
As contribuições que aqui se reúnem são o resultado de um projeto de reflexão partilhado por um grupo de sociólogos e cientistas sociais internacionais, liderados por Manuel Castells, João Caraça e Gustavo Cardoso. No essencial, conclui-se que para enfrentar a vida para além da crise precisamos de uma completa transformação da mentalidade que nos levou à falência, ao desespero e a economias e sociedades baseadas num modelo insustentável de especulação financeira e irresponsabilidade política.
AUTORES:
Rosalind Williams, João Caraça, John B. Thompson, Michel Wieviorka, Sarah Banet-Weiser, Terhi Rantanen, Pekka Himanen, Gustavo Cardoso, Pedro Jacobetty, Joana Conill, Manuel Castells, Amalia Cardenas, Lisa J. Servon, You-tien Hsing, Ernesto Ottone
ORGANIZADORES:
Manuel Castells, João Caraça, Gustavo Cardoso