História do Movimento Operário e das Ideias Socialistas em Portugal
Vol. IV - Greves e agitações operárias (1.ª parte)
Livro 1
de Carlos da Fonseca
Sobre o livro
Impossível fazer a história do movimento operário sem referir as greves e agitações que a percorreram. Poderemos mesmo dizer que o seu estudo constitui um dos capítulos mas interessantes dessa história, na medida em que foca a parte emersa da vaga de fundo que é o movimento operário, e uma das suas manifestações mais espectaculares.
Naturalmente, a história das greves e agitações operárias não pode limitar-se a um mero acumular de factos e datas. Os aspectos quantitativos e factuais do assunto em causa, longe de esgotarem a sua problemática, exigem um aprofundamento que permita situar o acontecido no contexto dos dados socioeconómicos que o condicionam e explicam.
É assim que o presente volume da História do Movimento Operário e das Ideias Socialistas em Portugal, dedicado às greves e agitações operárias, acaba por ser também um contributo precioso para a história económica do século passado, ao evocar as condicionantes, tantas vezes esquecidas, que estiveram na base das movimentações operárias que aqui se estudam.