História do Movimento Operário e das Ideias Socialistas em Portugal
Vol. II - Os primeiros congressos operários
Livro 1
de Carlos da Fonseca
Sobre o livro
É inútil lembrar o esquecimento a que têm sido votados os trabalhos dos congressos operários. No entanto, eles constituem peças de primordial importância para o conhecimento dos movimentos dos trabalhadores. Só relendo os seus textos se poderá ter uma ideia das preocupações que afligiam os dirigentes operários, dos objectivos que perseguiam, dos traços que caracterizavam o movimento operário português, e que tanto podem ajudar na compreensão da sua evolução posterior.
Naturalmente, os textos saídos desses congressos devem ser lidos como emanação das vanguardas operárias, para depois se articular o seu conteúdo com a fisionomia dum operariado mais vasto e menos definível.
Isso mesmo pretende fazer o presente volume, onde o leitor encontrará os textos completos saídos dos congressos operários realizados entre 1865 e 1894, precedidos dum estudo socioeconómico em que se retrata a fisionomia do operariado português da época.
Segundo volume da História do Movimento Operário e das Ideias Socialistas em Portugal, a obra que se apresenta é texto de leitura obrigatória para quantos pretenderem debruçar-se sobre o assunto em questão.