Greve de Ventres

de Maria Alexandre Lousada e João Freire 

Bertrand.pt - Greve de Ventres
Editor: Edições Colibri
Edição: dezembro de 2012
Portes
Grátis
10%
15,00€
Poupe 1,50€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Na viragem dos séculos XIX para XX a «questão da população» tem um impacto social significativo nas atitudes e orientações de grandes instituições (como a Igreja Católica), na legislação estatal, na restrita esfera da ciência e mesmo na opinião pública, publicada e discutida. O «neomalthusianismo», movimento em favor de um autocontrolo da natalidade, muito articulado com o movimento social do operariado e com as preocupações socialistas e pacifistas (mas fazendo essencialmente apelo à responsabilidade individual), provindo sobretudo de Inglaterra, França e Holanda, irrompe então com sucesso, utilizando modos de acção inovadores nos países em vias de industrialização onde a «questão social» (grandes massas de trabalhadores, pobres e desqualificados, concentrados nos subúrbios urbanos) se coloca com premência.
Na primeira metade do século XX, este movimento teve existência em Portugal, com uma primeira vaga vizinha da implantação da República, a que se seguiu uma reacção agudizada pelas condições do pós guerra, e com uma segunda onda mais ténue, nas difíceis condições dos anos 30 e 40, já marcada pelas manifestações do birth control americano e pelas sensibilidades do individualismo contemporâneo, de onde se originaram as posteriores iniciativas do «planeamento familiar».
Projecto Movimento Social Crítico e Alternativo: memória e referências.

Greve de Ventres
ISBN:
9789896892876
Ano de edição:
12-2012
Editor:
Edições Colibri
Idioma:
Português
Dimensões:
169 x 241 x 10 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
202
Tipo de Produto:
Livro

Quem comprou também comprou

A População Portuguesa no Séulo XX
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
13,00€
Imprensa de Ciências Sociais
Filho és Pai Serás...
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
5,00€
Coisas de Ler
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.