Galveias
de José Luís Peixoto
Grátis
Sobre o livro
Galveias está entre os grandes romances alguma vez escritos sobre a ruralidade portuguesa.
O universo toca uma pequena vila com um mistério imenso. Esse é o ponto de acesso ao elenco de personagens que compõe este romance e que, capítulo a capítulo, ergue um mundo.
Como uma condensação de portugalidade, Galveias é um retrato de vida, imagem despudorada de uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe a sua identidade mais profunda.
Urbano Tavares Rodrigues
«Estamos perante um grande ficcionista e, também, um grande prosador da língua portuguesa, capaz de extraordinárias notações do real, de ritmos inovadores e até de uma relação estrutural com as formas musicais que não tem precedentes entre nós.»
Vasco Graça Moura
«Um dos escritores mais dotados do seu país.»
Le Monde
«Peixoto tem uma extraordinária forma de interpretar o mundo, expressa pelas suas escolhas certeiras de linguagem e de imagens.»
Times Literary Supplement
«Peixoto articula um interessante discurso sobre a identidade e a orfandade, e elabora em paralelo um maravilhoso retrato psicológico do mundo rural português.»
El País
Comentários
-
Leitura obrigatória!
Galveias, dentre todas as obras de José Luís Peixoto, é um dos seus livros mais genuínos. Com pano de fundo na vila do conselho de Ponte de Sor, um mistério rodeia a pequena comunidade, representada por personagens marcantes e caricatas que, aos leitores com raízes no meio rural, serão particularmente familiares. O enigma central do enredo, a denominada "coisa sem nome", transporta os amantes de um dos melhores escritores portugueses contemporâneos, para o seio de uma colectividade com um profundo sentimento do que é, na realidade, ser português. Com um humor peculiar, as descrições do meio campestre e daqueles que nele habitam, são sublimes. Um fiel retrado daquilo que somos, da nossa identidade, da nossa portugalidade. Sem dúvida, merecedor do prémio Oceanos, atribuído ao mesmo em 2016.
É apresentado ao leitor um mundo rural cheio de mistério. Galveias, Ponte de Sôr e terras envolventes, que criam uma vontade enorme de descobrir mais, de saber mais, não só acerca do lugar, como das pessoas, do mistério que envolve a ação, do dia do "desastre" que deixou as pessoas de Galveias completamente alienadas, perdidas. A gente de Galveias, tão simples, é perturbada por isto que não se sabe bem o que é, pela "coisa sem nome". José Luís Peixoto consegue transformar a vida corriqueira desta terra num lugar genial, com tanto para contar, deixando o leitor perdido naquilo que é um retrato social, com descrições incríveis, numa ficção esculpida ao pormenor.