Almoço de Domingo
de José Luís Peixoto
Descubra mais VER +
Grátis
Sobre o livro
Vencedor Prémio Livro do Ano Bertrand 2021 – Ficção Lusófona
Um romance, uma biografia, uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021. Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família.
Com este novo romance de José Luís Peixoto acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso que o leitor há de identificar — em paralelo com história do país durante esses anos. No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens. Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.
Comentários
-
Leitura difícil
Lamento mas não consigo ler este livro. Esperava que fizesse justiça à grandeza do Comendador. Mas o floreado da escrita, mais do estilo dos autores portugueses do séc XIX, não é cativante. Pena porque esperava uma lição de vida, à semelhança do que tenho lido de grandes figuras mundiais. Oportunidade perdida, infelizmente.
-
Almoço de Domingo
Um romance biográfico do Senhor Rui Nabeiro, fundador da Delta, homem português e humilde. Ao longo da sua vida, e ao longo das décadas, vemos também os acontecimentos de um Portugal em mudança, passando por marcos históricos como o 25 de Abril. Através da sua família é nos contada a história de várias gerações portuguesas, mas trata-se também de um romance sobre envelhecer, a luta contra o tempo, e principalmente o amor de uma família num simples almoço de domingo. Simplesmente incrível e tocante.
José Luís Peixoto a comprovar uma vez mais o porquê de ser considerado um dos melhores talentos da actual ficção nacional. Nesta obra retrata-nos a vida de Rui Nabeiro, uma personalidade tão influente e carismática da nossa sociedade. Um livro que vale a pena ler!
A vida de uma figura ímpar do nosso país escrita pela forma poética de José Luís Peixoto. 90 anos de uma vida recheada de momentos marcantes, sempre pautada por nobres valores.
Um livro que não é apenas uma biografia da pessoa mas também um retrato de Portugal. Com este livro ficamos a conhecer um excelente senhor que nunca perdeu as suas origens. Uma excelente escrita por parte do José Luís Peixoto. Livro que recomendo a qualquer pessoa.
Não é uma biografia. É um romance. Mas todos os factos, datas e locais são verdadeiros. Esta a história de vida de uma das maiores figuras do tecido empresarial português, um homem ímpar e uma inspiração para todos no seu modo de viver e se relacionar com o próximo. Escusado será dizer que é imperativa a leitura deste livro, escrito com a mestria habitual de José Luís Peixoto.