Eu Estive Aqui
de Gayle Forman; Tradução: Maria João Freire de Andrade
Grátis
Sobre o livro
Cody fica chocada e arrasada com o suicídio de Meg, a sua melhor amiga. A pedido dos pais desta, Cody viaja até Tacoma, onde a amiga estudava, para reunir os seus pertences. Espantada, Cody descobre que Meg nunca lhe falara de inúmeros aspetos da sua vida. Por exemplo, os novos amigos, que são o tipo de pessoas com quem Meg nunca se daria antes de entrar para a faculdade, ou Ben, o vocalista de uma banda por quem a jovem se apaixonara. Porém, a sua maior descoberta ocorre quando acede ao computador de Meg e de repente tudo o que pensava que sabia sobre a morte da amiga se desmorona. Cody decide então levar esta descoberta às últimas consequências.
People
«Tal como em Se Eu Ficar, Gayle Forman dá-nos uma análise introspetiva da linha que divide a vida e a morte, bem como da coragem necessária para resistir.»
Publishers Weekly
«Uma escrita de rara beleza.»
Entertainment Weekly
«Um retrato belo e doloroso da rejeição e do amor reacendido.»
USA Today
Comentários
-
Acho que fuji da crítica ao livro
Nem sei como dizer o que achei deste livro. As palavras sempre me faltaram para classificar a forma como Gayle Forman nos empurra para os seus livros, com frases inesquecíveis e penetrantes. Por volta de 2015 criei uma admiração pela escritora ao ler alguns artigos, pequenos excertos, que me fizeram ficar fascinada por cada palavra que dizia. Como digo aos meus pais, ela é uma daquelas pessoas que me convenceria a comprar uma pedra de calçada como se fosse de ouro, porque a forma como a classifica e a compõe é extraordinária. Mas a verdade é que ela não vende pedras de calçada, mas sim textos encadernados que podemos ler vezes e vezes sem nos cansarmos. “Eu estive aqui” é mais um desses textos. Dei por mim com um sentimento de nó na garganta misturado com ardor, como quando queremos chorar. Dei por mim a rir. Dei por mim a pensar nas suas palavras que foram absorvidas pelo meu cérebro. Cada pedaço da obra transmite-nos uma sensação como se estivesse-mos a beber um chocolate quente num dia de inverno chuvoso. Como todas as palavras de Forman, transmitem-nos segurança e suporte. A forma de chegar a nós através da sua escrita. E agora não sei se fuji ao que deveria descrever, porque acho que ao descrever Forman descrevo como me sinto a ler as suas obras. O verdadeiro desafio não é ela escrever um livro que me agrade, mas um que me desagrade. Porque sem dúvida uma base de mim é as palavras dela. Inspiracional. Acho que a descreveria assim.
Um romance que aborda temas sensíveis como doenças mentais, suicídio e a perda de alguém querido. Leitura muito envolvente!
‘Eu Estive Aqui’, apesar de ser um romance, é o livro mais real e cru da autora. A forma como aborda as doenças mentais e o suicídio fluem na leitura, não são tratados com tom de pena e comiseração. As doenças mentais são tão sérias como qualquer outra doença e Gayle Forman mostra isso com uma simplicidade que me arrebatou.