Sara Reis da Silva é professora auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Educação). É doutorada em Literatura para a infância pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (2009).
Desenvolve a sua docência e a sua investigação na área dos estudos literários e, em particular, da literatura de potencial recepção infanto-juvenil. Integra a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian – Casa da Leitura (http://www.casadaleitura.org/). É investigadora da rede temática de investigação ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico» (www.usc.es/lijmi).
Tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É autora de artigos/ensaios e recensões no referido âmbito investigativo. É colaboradora permanente da revista Malasartes [Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude]. Publicou, em 2002, A Identidade Ibérica em Miguel Torga (Principia) e, em 2005, Dez Réis de Gente… e de Livros. Notas sobre literatura infantil (Caminho).
Na colecção Percursos da Literatura infantojuvenil, da Tropelias & Companhia, publicou Encontros e Reencontros – Estudos sobre literatura infantil e juvenil (2010), Entre Textos – Perspectivas sobre literatura infantil e juvenil (2011), De capuz, chapelinho ou gorro – Recriações de O Capuchinho Vermelho na literatura portuguesa para a infância (2011) e Casas muito doces: reescritas infanto-juvenis de Hansel e Gretel (2015).(...)