Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem
A Sofisticada Arquitectura de um Equívoco
de João A. Lopes
Grátis
Sobre o livro
Neste livro, para além da exposição dos fundamentos históricos desta situação, é apresentada uma perspectiva alternativa das DA, bem como de processos de avaliação e intervenção que a melhor literatura nesta área tem evidenciado como eficazes. O que não significa que todos possam aprender ao mesmo ritmo nem permite vislumbrar numa fraca resposta a uma boa intervenção um qualquer tipo de desenvolvimento anómalo.
Como alternativa à tendência tecnicista de buscar no biológico, no psicológico, no familiar e no social, as causas primeiras do problema, o autor privilegia, quer a caracterização do ensino quer a especificação das dificuldades concretas na aprendizagem (e.g. leitura, escrita e cálculo), como as fontes mais credíveis de orientação da intervenção.
Em consonância, preconiza-se uma intervenção precoce, directa e intensiva, assente na reorganização da instrução e não na consulta, e liberta de preocupações primárias de diagnóstico ou das (imperativas) referenciações para apoio”.
Leandro S. Almeida (Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho).
“O presente livro pretende ajudar o leitor a compreender o sentido da expressão Dificuldades de Aprendizagem, através da sua referenciação a quadros teóricos, características e aplicação, a avaliar indivíduos com esses problemas e a propor formas eficazes de os superar. Curiosamente, o autor, pelo subtítulo que escolheu, chama à referida expressão, que adquiriu uma arquitectura extremamente complexa e sofisticada, um equívoco.
Efectivamente sê-lo-á sempre que não houver preocupação e competência científica para a diferenciar e utilizar, tanto em terminologia, níveis de gravidade, causas subjacentes, como em aplicações funcionais. A intenção do autor foi certamente a de tentar desfazer o equívoco!”
José Rebelo (Professor Catedrático da FPCE da Universidade de Coimbra. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem).