Concepção e Gestão da Formação Profissional Contínua
Da qualidade individual à aprendizagem organizacional
de Luís Picado e Albino Lopes
Sobre o livro
A Formação Profissional Contínua (FPC) é um dos elementos centrais na sociedade do conhecimento e torna-se um factor decisivo para o sucesso das organizações e para a valorização das pessoas. No entanto, os caminhos percorridos pela FPC parecem ocorrer num problema central: a melhoria das qualificações individuais (quando ocorre) não garante, por si só, melhor eficiência e eficácia organizacional.
Neste livro propomos uma nova visão e um novo caminho capazes de sustentar:
• A articulação indispensável entre ensino, FPC e vida activa.
• Um modelo sistémico centrado no binómio: adulto aprendente - organização aprendente.
• Uma auditoria ao potencial de aprendizagem e de formação informal da organização.
• A centralidade do projecto profissional e de vida do adulto aprendente.
• Uma análise e compreensão do caso específico do formador interno/tutor, enquanto modelo do trabalhador/formando.
• A reinterpretação das necessidades em desejos de formação, através da aproximação à noção de comunidade de prática e ao seu envolvimento na produção dos materiais andragógicos.
• Uma auditoria à formação formal que contempla e aplicação de níveis de análise de resultados e a necessidade de certificação por parte do adulto aprendente.
Estamos conscientes de que esta perspectiva deverá implicar uma nova concepção e gestão da FPC, capaz de contribuir para uma qualificação individual que se traduza numa verdadeira aprendizagem organizacional. É uma nova abordagem da estratégia de mudança enquanto alternativa possível aos modelos tradicionais de formação.