Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância
Divulgar e refletir sobre a educação e aprendizagem de alta qualidade
de João Formosinho e Jan Peeters
Grátis
Sobre o livro
Muito mais que, simplesmente, registar eventos, a documentação pedagógica é uma abordagem educativa revolucionária que permite aos profissionais capturar e compreender os modos como as crianças aprendem e pensam.
Explorando o uso da documentação pedagógica em cinco culturas diferentes, este livro oferece uma visão única das condições e dos métodos através dos quais a documentação pedagógica se pode tornar um meio eficaz para conectar o ensino e a aprendizagem.
Apoiado na teoria, em evidências baseadas na investigação e na prática, Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância revela a documentação pedagógica como um estímulo à reflexão crítica sobre a prática, à criação de novas abordagens pedagógicas e à melhoria da qualidade. A observação e documentação da experiência educativa vivida pelas crianças e pelos profissionais é enfatizada como um meio de reconhecimento da sua voz e direitos, de mostrar os seus conhecimentos, as suas competências, as suas atitudes e disposições para aprender.
Oferecendo abordagens contextualizadas e considerando os desafios envolvidos na observação e documentação da prática quotidiana nas creches e nos jardins-de-infância, cada capítulo incentiva os profissionais a refletir e reconhecer o valor da documentação para as crianças, para os profissionais e para a comunidade alargada.
Representando um contributo crucial para os debates sobre documentação pedagógica, Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância oferece aos investigadores, aos estudantes, aos decisores políticos e aos profissionais uma perspetiva abrangente e multicultural da documentação pedagógica.
Índice
Prefácio
Introdução - João Formosinho e Jan Peeters
1. Narrativas de Aprendizagem: práticas pedagógicas e provocações
Margaret Carr e Wendy Lee
2. Desenvolvendo a documentação pedagógica: a aprendizagem do modo narrativo por crianças e educadores
Júlia Oliveira-Formosinho e Joana de Sousa
3. Reflexão crítica, identidade, interações: experiências em Itália e na Bélgica da construção da democracia através da documentação pedagógica
Nima Sharmahd e Jan Peeters
4. A documentação pedagógica como uma experiência partilhada da compreensão da infância
Elisabetta Biffi